GloboEsporte.com
Eduardo Rodrigues
Sem chances na equipe principal, jogador vai defender o Portimonense por um ano.
O São Paulo acertou o empréstimo de um ano de Rodrigo com o Portimonense, de Portugal. O zagueiro de 21 anos foi formado nas categorias de base do Tricolor e subiu aos profissionais em 2018, mas não atuou.
A ideia da diretoria do São Paulo é repetir com Rodrigo o processo feito com Lucas Fernandes, também emprestado ao Portimonense nesta última temporada: liberar o atleta para que ele ganhe rodagem e experiência. O futuro de Lucas Fernandes, aliás, está indefinido neste momento. Ele fez 30 jogos no clube português e terminou a temporada como titular absoluto.
Neste ano, Rodrigo teve apenas uma oportunidade de entrar em campo. Foi no dia 3 de fevereiro, na vitória por 1 a 0 sobre o São Bento, na fase de grupos do Campeonato Paulista. O zagueiro revelado na base foi titular e jogou os 90 minutos.
Rodrigo Freitas São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net
A saída de Rodrigo faz parte da reformulação proposta pela comissão técnica do São Paulo. Na última segunda-feira, Nenê, Jucilei, Bruno Peres e Biro Biro não se reapresentaram com o grupo para o início do período de treinos no CT de Cotia. Os três primeiros foram liberados para procurar outros clubes. Biro Biro rescindiu seu contrato e pode ir para o Botafogo.
Na defesa, Rodrigo tinha a concorrência de Arboleda, Anderson Martins, Bruno Alves, Lucas Kal, Walce e o recém-promovido Morato. Assim como Rodrigo, Lucas Kal também deverá sair para ganhar rodagem, pois não terá chances na equipe.
Rodrigo chegou ao São Paulo com 14 anos e realizou mais de 100 jogos nas categorias de base do clube. Em 2017 e 2018 foi capitão da equipe sub-20.