GloboEsporte.com
Gabriel Duarte e Marcelo Hazan*
Intermediários seriam responsáveis pelo pagamento da provável transferência do atacante.
São Paulo e Cruzeiro têm negociação avançada pela transferência definitiva de Raniel da Raposa para o Tricolor. Os envolvidos nas conversas acreditam em um desfecho rápido da transferência do atacante. Raniel, inclusive, é esperado para fazer exames na capital paulista nesta quarta-feira. No Morumbi o reforço é considerado iminente, embora ainda hajam etapas a serem concluídas.
O São Paulo busca maneiras de não ter custo imediato pela contratação e começar a pagar apenas em 2020. O Cruzeiro quer receber dinheiro agora pela sua parte e negocia para manter parte dos 65% dos direitos econômicos.
A Raposa sinalizou uma pedida de 3 milhões de euros (cerca de R$ 13 milhões) à vista para vender Raniel, grana que não sairia dos cofres do Tricolor imediatamente.
Isso porque há intermediários envolvidos no negócio que seriam responsáveis pelo pagamento da transferência de Raniel. Os intermediários fazem o meio de campo para que a operação seja feita. Posteriormente, o clube do Morumbi acertaria de que maneira a devolução desse dinheiro seria feita aos intermediários.
Raniel, do Cruzeiro, está próximo de ser anunciado pelo São Paulo — Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro
Se for finalizada dessa maneira, a transferência seria vista com bons olhos para todos os lados pelos seguintes motivos:
- O São Paulo precisa de um centroavante para atender a um pedido do técnico Cuca, mas não tem dinheiro em caixa para gastar agora. Tanto que tem atrasos nos pagamentos dos direitos de imagem de alguns jogadores do elenco. Assim, conseguiria o reforço que quer e não teria de colocar a mão no bolso.
- O Cruzeiro receberia imediatamente o dinheiro, importante para amenizar o problema de caixa, e não perderia um jogador titular, pois Fred é o principal camisa 9. O clube passa por uma crise financeira e administrativa. A direção é investigada pela Polícia Civil e Ministério Público devido a denúncias de irregularidades na gestão. Sem dinheiro no caixa, o clube teve de vender o zagueiro Murilo por R$ 11 milhões em junho. Esses valores foram usados para quitar parte dos salários atrasados referentes a maio.
Raniel tem 88 jogos pelo Cruzeiro e 16 gols marcados. O contrato com a Raposa vai até dezembro de 2022. Ano passado, ele foi sondado pelo Sporting, de Portugal, e, no começo deste ano, quase se transferiu para o Grêmio, em uma troca envolvendo jogadores.
Se Raniel sair, o Cruzeiro ficará com três atacantes: Fred, Sassá e Vinicius Popó.
*Colaborou Eduardo Rodrigues