GloboEsporte.com
Eduardo Rodrigues, Gabriel Duarte e Marcelo Hazan
Atacante teve problema com cocaína no Santa Cruz e despontou como promessa no clube mineiro. Agora, desembarca no Tricolor para ser o “camisa 9” pedido pelo técnico.
Rubens Chiri / saopaulofc.net
Raniel chega ao São Paulo como o 12º reforço do ano. A contratação de um centroavante de área era um desejo do técnico Cuca desde que assumiu o comando do clube, em abril.
Aos 23 anos, o ex-cruzeirense atende às características buscadas pelo treinador. Raniel ganhou a concorrência de Juan Dinenno, do Racing e emprestado ao Deportivo Cali, e Luciano, do Fluminense, dois jogadores que também estavam no radar do São Paulo.
Raniel se junta a outros seis atacantes no Tricolor: Alexandre Pato, Pablo, Helinho, Calazans, Toró e Antony. Além de atuar como centroavante, ele também pode jogar pelas pontas. O jogador chegou a atuar assim no Cruzeiro nas vezes em que dividiu o campo com Fred.
Raniel comemora gol pelo Cruzeiro contra o América-MG — Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro
No São Paulo, o atacante encontrará um antigo companheiro cruzeirense, o capitão Hudson. Os dois aturam juntos no empréstimo do volante ao Cruzeiro, em 2017.
Antes de assinar com Raniel, o São Paulo buscou informações sobre o comportamento do jogador e recebeu boas referências, apesar do problema vivido pelo atleta no passado (entenda abaixo). O próprio Hudson também foi ouvido.
Caminho até o São Paulo
Nascido em Rosarinho, bairro do Recife, Pernambuco, Raniel foi revelado pelo Santa Cruz e logo em seu primeiro ano nos profissionais, em 2014, testou positivo no exame anti-doping por uso de cocaína. Ficou suspenso por um ano.
A reabilitação veio no próprio Santa Cruz, que o reintegrou à equipe após a suspensão, no fim de 2015. Em 2016, Raniel chegou ao Cruzeiro emprestado para jogar no time sub-20, mas as boas atuações fizeram com que rapidamente fosse para a equipe principal, no ano seguinte, e tivesse seus direitos adquiridos pela Raposa.
Raniel foi revelado pelo Santa Cruz, em 2014 — Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press
No mesmo ano, o atacante ganhou mais espaço no segundo semestre, chegando a ter sequência no time titular. A grande chance veio na segunda partida da final da Copa do Brasil, com o Flamengo. Mas uma lesão nas duas coxas ao mesmo tempo o fez perder o restante da temporada.
Ano passado, com a grave lesão de Fred no início do ano, Raniel teve mais chances como titular, revezando posição com Sassá e Barcos. Foi talismã na campanha da Copa do Brasil, marcando gols contra Atlético-PR e Santos, além de ter dado passe para o gol do título contra o Corinthians, marcado por Arrascaeta.
Nesta temporada, continuou sem conseguir ser titular da equipe, com a volta de Fred em alto nível. Pelo clube, atuou em 88 jogos e marcou 16 gols. Em 2018, foi sondado pelo Sporting, de Portugal, e quase se transferiu para o Grêmio, em negociação envolvendo troca de jogadores.
Sobre o passado de problemas com drogas, pessoas próximas ao jogador afirmam que o caso já foi superado, ainda mais após o nascimento de seus filhos. O atacante geralmente posta fotos com eles.
Números de Raniel:
Santa Cruz (2015 e 2016):
41 jogos
2 gols
Cruzeiro (2017 a 2019)
89 jogos
16 gols
2019
11 jogos
3 gols
Veja abaixo alguns gols de Raniel pelo Cruzeiro:
O gol de Santos 0 x 1 Cruzeiro pelas quartas de final da Copa do Brasil
Gols de Guarani-MG 1 x 3 Cruzeiro
Confira os melhores momentos de Villa Nova 0 x 3 Cruzeiro