Diretor do São Paulo fala em fazer pequenos ajustes na iluminação do Morumbi após clássico

290

GloboEsporte.com

Marcelo Hazan

Executivo de infraestrutura Eduardo Rebouças diz que processo de melhoria estava em andamento antes do Choque-Rei e que refletores mais do que quadruplicaram de potência.

O sistema de iluminação do Morumbi foi alvo de críticas após o empate por 1 a 1 entre São Paulo e Palmeiras, no último sábado. Nesta segunda-feira, em contato com o GloboEsporte.com, o diretor executivo de infraestrutura Eduardo Rebouças disse que o clube conversa com a empresa responsável para fazer reparos e que esse processo estava em andamento antes mesmo do clássico.

– Vão ter pequenos ajustes e revisão dos refletores. Vão me dar um relatório geral técnico. Estamos conversando com a Philips. É questão de tempo para todo mundo entender e se acostumar com a claridade – disse o diretor.

Publicidade

– A verdade é: saímos de 700 lux (unidade de medida) e fomos para 3000, com led. São mais de quatro vezes a mais. As Arenas que fizeram Copa do Mundo tinham entre 2000 e 2100, com vapor metálico, que perde eficiência ao longo do tempo. Led não perde. Tecnicamente atende às especificações da Fifa, às normas internacionais. Está compatível com os estádios que a Philips fez, do Atlético de Madrid, Chelsea e PSV – afirmou Rebouças.

Weverton, do Palmeiras, disse que os refletores são os piores para goleiros. Tiago Volpi, por sua vez, disse preferir não culpar a iluminação pelo gol sofrido.

– Tudo o que é novo assusta, mas estamos há quatro meses com a iluminação nova e pela primeira vez que ouvimos algo. Quero que o estádio esteja moderno. Nos preocupamos em fazer o melhor para o São Paulo. Não terminamos de fazer as obras. Não foi só para a Copa América. Vamos continuar mexendo no estádio, fazendo reparos e instalações. Fazia parte do projeto e vamos continuar – disse o diretor.

Iluminação do Morumbi foi alvo de críticas após o clássico no Morumbi — Foto: Renato Pizzutto/BP Filmes

Iluminação do Morumbi foi alvo de críticas após o clássico no Morumbi — Foto: Renato Pizzutto/BP Filmes

Antes do clássico, o elenco do São Paulo treinou na sexta-feira à noite, no Morumbi. Tiago Volpi comentou após o Choque-Rei que os jogadores haviam falado sobre a iluminação durante a atividade.

O São Paulo voltará a jogar à noite, no Morumbi, na próxima segunda-feira, às 20h, contra a Chapecoense, pela 11ª rodada do Brasileirão.

Veja outros trechos da entrevista com o diretor de infraestrutura do São Paulo:

Potência de 3000 lux dos refletores

– Estão acima do normal. A Fifa pede 2500. Realmente fomos acima para não ter problema futuro, para durar por 10, 15 anos. É uma questão de adaptação. Todo time que vier jogar aqui vai se assustar. Na Vila Belmiro e no Pacaembu, por exemplo, é (um número de lux) baixo.

Iluminação nas arquibancadas atrás dos gols

– Em virtude do excesso de iluminação no gramado, a arquibancada dá impressão de que é escuro. Mas ela é mais clara do que o anterior e têm seis refletores complementares iluminando para cada lado: face sul e face norte. Pega um jogo do Barcelona e visualiza atrás do gol. Na televisão é escuro também. É o processo. Beneficia o campo, o show. O resto não.