UOL/LancePress
O São Paulo só volta a campo no dia 10 de agosto, para enfrentar o Santos, no Morumbi, pela 14ª rodada do Brasileirão, mas desde já encara o confronto como decisivo para as pretensões do clube na competição. Se perder, corre o risco de ficar 14 pontos atrás do rival, que pode disparar na liderança. No entanto, para isso, o Tricolor terá de igualar uma marca que não é registrada desde agosto do ano passado: a de três vitórias consecutivas na temporada.
Com os triunfos sobre a Chapecoense, por 4 a 0, e sobre o Fluminense, por 2 a 1, os são-paulinos têm dois resultados positivos seguidos no momento, o que já aconteceu em outras oportunidades neste ano. O entrave tem sido engatar a terceira vitória, o que não acontece desde 2018.
No início de agosto do ano passado, o São Paulo enfrentou o Vasco, em casa, e venceu por 2 a 1, depois foi até Pernambuco para vencer o Sport por 3 a 1, e conseguiu o terceiro triunfo consecutivo diante do Colón, na Argentina, pelo placar de 1 a 0. Apesar de ter sido eliminado da Copa Sul-Americana, nos pênaltis, o Tricolor engatou a terceira vitória em sequência, mas não parou por aí. Na volta ao Brasil, recebeu a Chape e venceu por 2 a 0.
De lá (19 de agosto de 2018) para cá o clube ainda não conseguiu mais do que dois triunfos seguidos. Passou por algumas oscilações, trocas de técnicos, eliminações e más fases. Portanto, atingir essa marca é também motivo para vislumbrar efetivamente a retomada que tem sido buscada há algum tempo. No entanto, o efeito imediato disso é brecar o embalo do Peixe na liderança.
Antes de pegarem os são-paulinos na 14ª rodada, os santistas recebem o Goiás em casa e podem abrir 11 pontos para o Tricolor caso vençam. O time do Morumbi não atuará nessa rodada, já que o duelo com o Athletico-PR foi adiado devido ao compromisso dos paranaense na Copa Suruga, no Japão. Dessa forma, não pontuará e terá de aguardar até o dia 10 de agosto para o clássico, que passa a ser um jogo duplamente decisivo.
Além da importância de bater um rival, o objetivo do São Paulo é vencer para evitar que a equipe da Vila abra 14 pontos e ao mesmo tempo cortar a vantagem, que pode cair para até cinco pontos, dependendo do resultado santista diante do Goiás neste final de semana. Se o Tricolor não for derrotado, também registrará uma marca inédita em 2019: a de sete jogos de invencibilidade. Até aqui, as seis partidas igualam o período entre a última rodada da fase de grupos do Paulistão e a primeira final do estadual.
Até enfrentar o Santos, no Morumbi, às 17h, no dia 10 de agosto, os são-paulinos aproveitam mais um período de treinos para se preparar para o restante do Campeonato Brasileiro. Tudo isso para não desperdiçar o embalo na competição e não perder o rival de vista. O sonho por mais um título nacional permanece vivo no clube e passa por uma vitória no clássico.
Confira a última sequência de três vitórias consecutivas do São Paulo: 5/8/2018 – São Paulo 2 x 1 Vasco – Brasileirão 12/8/2018 – Sport 1 x 3 São Paulo – Brasileirão 16/8/2018 – Colón-ARG 0 (5) x (3) 1 São Paulo – Copa Sul-Americana 19/8/2018 – São Paulo 2 x 0 Chapecoense – Brasileirão Invencibilidade atual do São Paulo: 2/6/2019 – São Paulo 1 x 1 Cruzeiro – Brasileirão 8/6/2019 – Avaí 0 x 0 São Paulo – Brasileirão 13/6/2019 – Atlético-MG 1 x 1 São Paulo – Brasileirão 13/7/2019 – São Paulo 1 x 1 Palmeiras – Brasileirão 22/7/2019 – São Paulo 4 x 0 Chapecoense – Brasileirão 27/7/2019 – Fluminense 1 x 2 São Paulo – Brasileirão.