São Paulo deve ter seu 1º jogo sem transmissão na TV. ‘Culpa’ do Flamengo

1567

UOL

Marcel Rizzo

A Globo pretende transmitir para todo o Brasil o jogo entre Flamengo x Internacional, pelas quartas de final da Libertadores na próxima quarta-feira (21), inclusive para o estado de São Paulo. No mesmo dia o São Paulo visita o Athletico-PR, em partida adiada da 13ª rodada do Brasileiro e marcado para as 19h15, em Curitiba. Se mantida essa tabela, o que é a tendência, esse confronto não teria qualquer transmissão pela TV, seja aberta, fechada ou pay-per-view. Para ver ao vivo, só no estádio.

O Athletico é o único dos 20 times da Série A que não fechou com o Grupo Globo para ter seus jogos transmitidos pelo Premiere (pay-per-view) em 2019. O clube paranaense tem dois acordos, com a Globo para TV aberta e com a Turner para fechada (pelo canal TNT). Como o São Paulo tem contrato em TV fechada com o SporTV, do Grupo Globo, por lei a partida na Arena da Baixada não pode passar nessa plataforma (só se transmite encontros em que os dois times tenham acordos com a mesma empresa).

Publicidade

Para Athletico x São Paulo ter televisionamento ao vivo somente pela TV aberta, já que ambos têm contrato com a Globo. E era o que ocorreria na data original, dia 4 de agosto, às 16h, mas a CBF precisou adiar porque o Athletico viajou ao Japão por compromisso de campeão da Copa Sul-Americana-2018 contra um time local. O adiamento fez com que a partida saísse da grade da Globo e ficasse “no escuro”, termo usado no meio televisivo para se referir a jogos sem qualquer transmissão – no dia 4 a Globo até “ousou” e mudou a rodada para as 19h, com Corinthians x Palmeiras.

A Globo poderia pedir que Athletico x São Paulo mudasse para as 21h30 e passasse para o estado de São Paulo? Sim. Mas o blog apurou que isso não deverá ser feito porque a emissora quer valorizar a transmissão nacional da Libertadores. O novo contrato com a Conmebol prevê que mais jogos tenham alcance para todo o Brasil, e Flamengo x Inter, na avaliação interna, tem ótimos atrativos para bater recorde de audiência, inclusive.

Há uma tendência de a Globo colocar em rede nacional mais jogos. As semifinais da Copa do Brasil, por exemplo, estão sendo transmitidas para todo o Brasil mesmo sem ter times do Rio e de São Paulo, praças que concentram maior audiência. Tanto Cruzeiro x Inter, quanto Grêmio x Athletico-PR tiveram as partidas de ida transmitidas para todo o país.