GloboEsporte.com
Fernando Freire e Eduardo Rodrigues
Multicampeã no Barcelona, dupla tenta manter o embalo após a reestreia no futebol brasileiro; Furacão x Tricolor está marcado para 19h15 desta quarta, na Arena da Baixada.
Site oficial do Barcelona
Os caminhos de Adriano e Daniel Alves voltam a se cruzar no duelo entre Athletico e São Paulo, às 19h15 desta quarta-feira, na Arena da Baixada, em jogo adiado da 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Companheiros no Barcelona e na seleção brasileira sub-20, os laterais estão de volta ao país e com um pensamento muito longe do fim da carreira.
Adriano e Daniel Alves jogaram juntos pela primeira vez na Seleção de base. Eles, inclusive, ajudaram o Brasil a conquistar o Mundial sub-20 em 2003. O hoje lateral-esquerdo do Athletico publicou uma foto daquela época no final do ano passado.
Adriano (14) e Daniel Alves (2) juntos na seleção: conquista do Mundial sub-20 em 2003 — Foto: Instagram
A parceria da juventude virou amizade na Espanha. Adriano defendeu o Barcelona de julho de 2010 a julho de 2016. Daniel chegou antes (julho de 2008), mas saiu na mesma época (julho de 2016). Juntos, eles conquistaram 16 títulos pelo Barça, com destaque para duas Ligas dos Campeões, dois Mundiais de Clubes e os quatro edições do Campeonato Espanhol.
Ainda com a camisa do Barcelona, a dupla também jogou junta pela Seleção principal, na disputa da Copa América de 2011. Adriano perdeu espaço com a amarelinha, enquanto Daniel Alves seguiu como um dos pilares da equipe, vindo a disputar as Copas do Mundo de 2010 e 2014.
Depois do Barça, eles seguiram caminhos distintos. Adriano defendeu o Besiktas por três anos – conquistou um Campeonato Turco. Já Daniel Alves passou por Juventus, da Itália, e PSG, da França, e encheu ainda mais sua galeria de troféus, conquistando títulos pelos dois clubes.
Daniel Alves comemora conquista ao lado de Neymar no PSG — Foto: AFP
Atualmente dois veteranos, Adriano (34 anos) e Daniel Alves (36) decidiram voltar ao futebol brasileiro. E curiosamente ambos foram alvos do São Paulo. A negociação do Tricolor com o agora Athleticano, porém, não evoluiu e o lateral-esquerdo fechou com o Furacão.
Em seus novos clubes, os jogadores mostraram que realmente ainda podem desequilibrar. Na estreia de Adriano, ele teve atuação segura no 1 a 0 sobre o Atlético-MG. O são-paulino, por sua vez, marcou o gol da vitória sobre o Ceará.
– É um jogador que tem a margem de erro muito pequena, ele erra pouco. A tomada de decisão dele é muito aprimorada, escolhe normalmente o melhor passe e escolhe a hora de fazer o jogo em profundidade ou de reiniciar. É um jogador de excelência – disse o técnico Tiago Nunes, sobre Adriano.
Adriano durante sua estreia pelo Athletico-PR — Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo
– O Daniel Alves se apresentou bem para o jogo, algumas vezes foi servido e outras não. Ele tava buscando jogo, são poucos treinos, são jogadores diferentes, posições diferentes. A idolatria é uma coisa normal, é a mesma idolatria quando dirigi o Galo e o Ronaldinho chegou, guardadas as proporções – avaliou Cuca, depois da estreia do camisa 10.
Daniel Alves na estreia com a camisa do São Paulo, contra o Ceará — Foto: Marcos Ribolli
Versatilidade
Além dos caminhos cruzados, a versatilidade também liga os laterais. Tanto Adriano quanto Daniel Alves estão acostumados a jogar tanto na lateral quanto no meio-campo. Adriano será utilizado como lateral-esquerdo do Athletico neste início, mas ele não descarta outras opções.
– Foi uma das conversas que tivemos no começo, eu mesmo falei que estaria à disposição para jogar tanto na direita quanto na esquerda e até mesmo no meio-campo se for o caso. Posso jogar no meio-campo até porque, nos últimos três anos, no Besiktas, eu atuei muito mais pelo meio do que nas laterais, mas estou à disposição, sim – afirmou Adriano.
Daniel Alves, lateral-direito de origem, virou meia ainda no futebol europeu e assumiu essa posição no São Paulo – até pela carência de Cuca no setor. Ele segue na criação para a partida em Curitiba.
– Eu não projetei isso, apenas, quando decidir vir para o São Paulo, me coloquei à disposição para ajudar em todas as posições que consigo dominar. Não é uma preocupação minha, até mesmo porque os resultados que dou na Seleção são totalmente diferentes. Sempre joguei no meio, fui voltando para a lateral e construí uma história na lateral – falou Daniel Alves.
O duelo entre o Athletico de Adriano e o São Paulo de Daniel Alves está marcado para 19h15 desta quarta-feira, na Arena da Baixada.
O GloboEsporte.com acompanha tudo em Tempo Real. Os ingressos custam R$ 150 (meia por R$ 75) e estão à venda. O cadastro biométrico é obrigatório para todos – confira todos os detalhes.