São Paulo pega Athletico para se provar fora de casa e incendiar Brasileiro

647

UOL

Arthur Sandes e José Eduardo Martins

São Paulo busca quinta vitória seguida no Brasileirão para entrar de vez na briga pelo título - Alan Mendes / saopaulofc.net

A Arena da Baixada nunca foi acolhedora, mas o São Paulo visita o Athletico, às 19h15 (de Brasília) de hoje, mais de um ano após quebrar jejum no estádio, com motivos de sobra para afastar de vez a histórica falta de sorte por lá. Tentando ampliar a boa fase, o Tricolor busca uma vitória para subir na classificação e colocar fogo na briga pelo título brasileiro.

Até aqui o São Paulo conquistou 61,1% dos pontos que disputou longe do Morumbi, com direito a três vitórias em seis jogos. Se vencer hoje, terá o melhor aproveitamento de um visitante no Brasileirão, com um desempenho capaz de colocar à prova um adversário que costuma ser dominante em casa: nos últimos 20 jogos na Arena da Baixada, o Athletico só tropeçou em três. O ambiente é historicamente cruel com o Tricolor, mas o último confronto no estádio derrubou um tabu de 36 anos em 2018.

Publicidade

Em Curitiba, o São Paulo deve ter mais uma vez seus badalados reforços. Apesar de Cuca ter fechado o treino em que definiu o time titular, Daniel Alves tem tudo para ser mantido como meio-campista, e Juanfran tem boas chances de começar jogando – Igor Vinícius só retoma a vaga se o técnico optar por não forçar o espanhol, que no domingo atuou por 90 minutos após três meses parado. Melhor do Brasileirão fora de casa (quatro gols sofridos), a defesa tricolor terá Arboleda e Anderson Martins, porque Bruno Alves está suspenso.

Do meio-campo para frente, duas dúvidas: Luan ou Liziero, a depender das intenções de Cuca por formação mais ou menos ofensiva; e o herdeiro da vaga de Alexandre Pato. O camisa 7 completou uma semana sem treinar com os companheiros sob justificativa de dores musculares, e o substituto natural, Everton, também não viajou por estar suspenso. Assim, Vitor Bueno e Helinho são os mais cotados para assumir a função. O São Paulo tenta superar os desfalques e os fantasmas da Arena da Baixada para incendiar o Campeonato Brasileiro. Atualmente com 27 pontos, o Tricolor precisa vencer o Athletico hoje à noite, em jogo atrasado da 13ª rodada, para empatar com Flamengo e Palmeiras na classificação e ficar a apenas dois pontos do líder Santos.

Ficha técnica Athletico x São Paulo Data: 21 de agosto de 2019, quarta-feira Horário: 19h15 (de Brasília) Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR) Competição: Campeonato Brasileiro, 13ª rodada Árbitro: Daniel Nobre Bins (RS) Assistentes: Jose Eduardo Calza e Lucio Beiersdorf Flor (ambos do RS) VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ).

Athletico: Santos; Madson (Jonathan), Pedro Henrique, Léo Pereira e Adriano; Wellington, Bruno Guimarães e Thonny Anderson (Nikão); Marcelo Cirino, Rony e Marco Ruben. Técnico: Tiago Nunes. São Paulo: Tiago Volpi; Juanfran (Igor Vinícius), Anderson Martins, Arboleda e Reinaldo; Luan (Liziero), Tchê Tchê e Daniel Alves; Antony, Vitor Bueno (Helinho) e Raniel. Técnico: Cuca.