GloboEsporte.com
Fernando Freire*
Furacão aposta em Bruno Guimarães e Rony; Tricolor tem defesa forte e Daniel Alves em alta.
Arte/GloboEsporte.com
Athletico e São Paulo colocam a ascensão no Campeonato Brasileiro à prova em jogo adiado da 13ª rodada, nesta quarta-feira, às 19h15, na Arena da Baixada – o GloboEsporte.com acompanha tudo em Tempo Real, com vídeos dos principais lances.
Eles estão entre os melhores times no período pós-Copa América. O Furacão tem 12 pontos. O Tricolor soma 13, mesmo número do Flamengo, que tem um jogo a mais.
Para encostar nos primeiros colocados, Tiago Nunes deposita a maior parte de suas fichas no jovem Bruno Guimarães e no velocista Rony. Já Cuca conta com uma defesa forte e um Daniel Alves em alta.
Bruno Guimarães é a esperança do Athletico — Foto: REUTERS/Rodolfo Buhrer
📋 O Athletico deve iniciar o jogo com Santos; Madson, Pedro Henrique, Léo Pereira e Adriano; Wellington, Bruno Guimarães e Thonny Anderson; Marcelo Cirino, Rony e Marco Ruben.
📋 Já o provável São Paulo tem Tiago Volpi; Juanfran (Igor Vinicius), Arboleda, Anderson Martins e Reinaldo; Luan, Tchê Tchê e Daniel Alves; Antony, Vitor Bueno (Helinho) e Raniel.
O Athletico tem sofrido uma reformulação desde a saída de Renan Lodi, e Tiago Nunes ainda busca a formação ideal. Adriano teve atuação segura no 1 a 0 sobre o Galo e parece ter solucionado essa questão. O desafio, agora, é definir o camisa 10 (Thonny Anderson é a aposta da vez) para que o time encontre a formação ideal.
Nesse cenário, dois jogadores chamam atenção. Bruno Guimarães, um dos melhores volantes do país, tem muita qualidade na saída de bola e encontra espaços improváveis. É o principal responsável pela armação. Rony é a outra arma, com dribles e velocidade pela esquerda. Juanfran ou Igor Vinicius deve ter trabalho com ele.
Cuca já tem uma base definida no São Paulo, mas também tem feito mudanças nas últimas rodadas. O lateral-direito Juanfran e o agora meia Daniel Alves são as principais novidades. O camisa 10, aliás, torna-se a esperança por mais criatividade no meio. O Tricolor tem apenas 19 gols em 14 jogos – o líder Santos tem 25 e o vice-líder Flamengo, 32.
Daniel Alves em treino do São Paulo — Foto: Alan Mendes/saopaulofc.net
Enquanto o ataque ainda busca o melhor encaixe, o sistema defensivo já mostra segurança. O São Paulo tem a segunda melhor defesa, com nove gols sofridos – o Corinthians, líder no quesito, levou oito gols. Tiago Volpi, Anderson Martins e companhia terão a proteção de Luan e Tche Tchê para segurar o Furacão e manter os números positivos.
Com os dois times no 4-2-3-1, o jogo deve ser marcado por promissores duelos individuais: Rony x Juanfran (ou Igor Vinícius); Marcelo x Reinaldo; Wellington x Daniel Alves; Adriano x Antony; Madson x Vitor Bueno. Quem levar a melhor fica mais perto dos três pontos – e, consequentemente, da melhor campanha pós-Copa América.
Classificação pós-Copa América
- Flamengo – 13 pontos (saldo: +8)
- São Paulo – 13 pontos (saldo: +7)
- Athletico – 12 pontos (saldo: +7)
- Santos – 12 pontos (saldo: +6)
- Corinthians – 12 pontos (saldo: +5)
- Atlético-MG – 11 pontos (saldo: +3)
- Ceará – 10 pontos (saldo: +5)
- Internacional – 8 pontos (saldo: +1)
- Vasco – 8 pontos (saldo: -2)
- Bahia – 7 pontos (saldo: +2)
- Fortaleza – 7 pontos (saldo: 0)
- Grêmio – 7 pontos (saldo: -1)
- Botafogo – 7 pontos (saldo: -1)
- Cruzeiro – 6 pontos (saldo: -2)
- Palmeiras – 5 pontos (saldo: -2)
- CSA – 5 pontos (saldo: -6)
- Chapecoense – 5 pontos (saldo: -7)
- Fluminense – 4 pontos (saldo: -3)
- Goiás – 3 pontos (saldo: -9)
- Avaí – 2 pontos (saldo: -6)
Daniel Nobre Bins apita Athletico x São Paulo, com José Eduardo Calza (RS) e Lucio Beiersdorf Flor (RS) nas bandeiras. Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ) será o principal responsável pelo VAR, o árbitro de vídeo.
Os ingressos custam R$ 150 (meia por R$ 75) e estão à venda. O cadastro biométrico é obrigatório para todos – confira todos os detalhes.
*Colaborou Eduardo Rodrigues.