GloboEsporte.com
Eduardo Rodrigues e Marcelo Hazan
Tricolor rejeita oferta de empréstimo com opção de compra. Clube que disputa primeira divisão dos Estados Unidos analisa fazer outra proposta com formato de negócio diferente.
O São Paulo recusou uma proposta do Kansas City, dos Estados Unidos, por Arboleda. A oferta de empréstimo com opção de compra para saída em janeiro de 2020 foi recusada pelo clube do Morumbi. A janela de transferências internacional para os Estados Unidos está fechada desde o dia 7 de agosto.
Apesar da recusa inicial do São Paulo, o Kansas City não desistiu de Arboleda e estuda fazer uma nova proposta com um modelo de negócio diferente.
Mesmo que o São Paulo aceite a eventual nova oferta do Kansas City, Arboleda não sairá agora do clube. Isso porque, além de a janela estar fechada, o clube não quer perder jogadores considerados titulares em meio à disputa pelas primeiras posições do Brasileirão (está na quarta posição com 31 pontos, cinco atrás dos líderes Flamengo e Santos).
Nos últimos dias o São Paulo vendeu o também zagueiro Morato ao Benfica: 6 milhões de euros (cerca de R$ 27,3 milhões) por 85% dos direitos econômicos. O clube manteve os 15% restantes de olho em uma futura negociação. Foi a maior venda de um defensor do Tricolor nos últimos dez anos.
Arboleda, do São Paulo, foi alvo de proposta do Kansas City — Foto: Maurício Rummens / Estadão Conteúdo
Antes da Copa América, o São Paulo considerava a possibilidade de negociar Arboleda nesta janela do meio de ano para equilibrar as finanças. Mas o desempenho da seleção do Equador e do próprio defensor não valorizaram o atleta como se imaginava.
Nos últimos meses, o São Paulo tinha a informação do interesse do Arsenal, da Inglaterra, em Arboleda. O nome do equatoriano era uma opção para caso a negociação por David Luiz, ex-Chelsea, não evoluísse. Mas o defensor brasileiro acabou contratado pelo clube inglês.
O Porto também era um possível interessado, mas nenhum dos casos avançou para uma proposta concreta. Arboleda tem contrato até junho de 2022 e foi titular diante do Grêmio, no empate sem gols de sábado, no Morumbi. Ele treinou entre os titulares na atividade desta quarta-feira no CT.