GloboEsporte
Eduardo Rodrigues e Marcelo Hazan
Convocado pela Seleção, camisa 10 vai desfalcar Tricolor diante do Internacional, no sábado.
O São Paulo não terá Daniel Alves pela primeira vez desde que o camisa 10 estreou pelo Tricolor, no dia 18 de agosto, na vitória por 1 a 0 sobre o Ceará, pelo Campeonato Brasileiro. Portanto, o jogador é desfalque neste sábado, às 19h, contra o Inter, no Beira-Rio, em Porto Alegre.
Contratado no dia 1º de agosto, o jogador de 36 anos está com a seleção brasileira para amistosos nos Estados Unidos. Com esse e outros seis desfalques, Cuca busca alternativas para montar o meio de campo.
Hernanes, substituto natural de Daniel Alves, se recupera de grave lesão na coxa direita e também está fora. Igor Gomes, por sua vez, foi liberado para completar treinos da seleção brasileira.
Os desfalques de Cuca são: Pablo, Hernanes, Alexandre Pato (em recuperação de lesões), Daniel Alves (seleção brasileira), Igor Gomes (treinos na Seleção), Walce e Antony (seleção olímpica). Toró, com um pequeno estiramento, não treinou de segunda a quarta no campo e é dúvida.
Daniel Alves vai desfalcar o São Paulo pela primeira vez desde que chegou ao clube — Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net
No treino tático de quarta-feira, Cuca testou duas formações:
- na primeira parte, ele usou Everton como meia em uma formação no 4-2-3-1, com Liziero aberto na esquerda e Igor Vinícius na segunda linha pela direita, na função normalmente ocupada por Antony (veja abaixo). As novidades foram Hudson, Igor Vinícius e Raniel (de volta após cumprir suspensão).
Formação tática do São Paulo no treino de quarta-feira — Foto: GloboEsporte.com
- na segunda parte do treino tático, Cuca testou Luan e Vitor Bueno nas vagas de Hudson e Juanfran. A formação passou para um 4-4-2, com Everton aberto na esquerda, Tchê Tchê na direita, e Vitor Bueno mais como um segundo atacante. Nesse teste, Igor Vinícius voltou a ser lateral-direito.
Formação tática do São Paulo na segunda parte do treino de quarta-feira — Foto: GloboEsporte.com
Apesar de perder o meia de criatividade, o São Paulo terá a ausência de um outro fator importante: a liderança de Daniel Alves dentro de campo. Nas partidas em que atuou, o meia demonstrou senso coletivo ao passar instruções aos companheiros e comandar o meio de campo.
A postura fez o jogador ganhar a faixa de capitão no empate sem gols contra o Grêmio, na 17ª rodada do Brasileirão. Sem Daniel Alves e Hernanes, Reinaldo deve retomar a braçadeira contra o Internacional. Ele foi capitão em alguns jogos após a disputa da Copa América.
O lateral-esquerdo permaneceu no clube após o São Paulo recusar uma proposta de aproximadamente R$ 10 milhões do Al-Ahli, da Arábia Saudita, e negocia uma renovação. A discussão está aberta sobre o tempo do novo contrato: até 2021 ou 2022.