GloboEsporte
Tricolor tem dificuldades para deixar o campo com um placar elástico no torneio.
O São Paulo quase não deu sossego para o seu torcedor durante os jogos do Campeonato Brasileiro. Das 27 vezes em que entrou em campo pela competição, o Tricolor saiu vencedor por dois ou mais gols de diferença apenas em duas oportunidades.
E o início da competição chegou a ser animador. Logo no primeiro jogo, diante do Botafogo, o São Paulo venceu com autoridade, por 2 a 0 – gols de Everton e Hudson. A então equipe comandada por Cuca mostrou tranquilidade para construir o placar.
A empolgação de vencer com um placar elástico, porém, durou pouco. Na segunda rodada, contra o Goiás, o Tricolor abriu 2 a 0 com Alexandre Pato e Toró, mas sofreu um gol ainda no primeiro tempo e passou a segunda etapa segurando 2 a 1.
O feito de vencer por dois ou mais gols de diferença foi acontecer novamente somente na 11ª rodada. O São Paulo recebeu a Chapecoense no Morumbi e, após um 0 a 0 no primeiro tempo, voltou para a etapa final com uma postura diferente e fez 4 a 0. Os gols foram marcados por Raniel, Vitor Bueno, Toró e Antony.
Após isso, o Tricolor não conseguiu mais nenhuma vez sair de campo vencendo por mais de um gol de diferença. Para efeitos de comparação, o time é o pior neste quesito dentre os seis primeiros do Brasileirão.
Antony lamenta chance desperdiçada pelo São Paulo — Foto: Marcos Ribolli
Veja abaixo o número de vezes em que as equipes do G-6 venceram por dois ou mais gols de diferença no Campeonato Brasileiro:
- Flamengo – 13 vezes
- Palmeiras – 6 vezes
- Santos – 6 vezes
- São Paulo – 2 vezes
- Corinthians – 4 vezes
- Internacional – 6 vezes
Na última rodada, diante do Avaí, a expectativa era de um jogo relativamente mais tranquilo para o São Paulo. Quinto colocado no começo da rodada, o Tricolor recebia o 19º em casa.
A missão parecia ainda mais fácil quando aos 22 minutos do primeiro tempo Brenner foi expulso. O que se viu, porém, foi um São Paulo com dificuldades de chegar ao gol adversário. O gol salvador saiu de uma cobrança de escanteio e cabeceio do zagueiro Arboleda.
A falta de gols fez o São Paulo atingir uma marca indigesta. Na última rodada, o Tricolor chegou ao jogo 50 na temporada e atingiu sua pior série de gols marcados na história. O time havia marcado apenas 46. A média é de 0,92 por partida. Ou seja, são mais partidas do que gols no ano do Tricolor.
Alexandre Pato fez uma atuação abaixo contra o Avaí — Foto: Marcos Ribolli