ESPN.com.br
O São Paulo estreia na Copa Libertadores de 2016 nesta quarta-feira, diante do César Vallejo, do Peru, na cidade de Trujillo, numa partida que representará um marco na história do clube. Pela primeira vez após 31 jogos e sete anos, o time não terá Rogério Ceni em campo.
O goleiro de 43 anos se aposentou ao final da última temporada e a última vez que o São Paulo entrou em campo pela Libertadores sem Rogério Ceni foi em 18 de junho de 2009.
Naquela ocasião, o time tricolor perdeu para o Cruzeiro por 2 a 0, no Morumbi, e foi eliminado nas quartas de final. Denis, titular nesta quarta-feira, em Trujillo, que substituiu Ceni.
Aliás, aquela edição da competição foi a que viu menos vezes o camisa 1 em campo (levando-se em conta o período em que ele virou o titular). Foram apenas três aparições nas oito partidas do time. O motivo foi uma série de lesões: duas musculares na coxa e uma fratura no tornozelo esquerdo, que o deixou afastado dos gramados por seis meses.
O início de 2009 foi bastante negativo para o goleiro, que também falhou em alguns jogos e não conseguiu marcar nenhum gol até sofrer a fratura, em abril daquele ano.
Exceção feita a edição de sete anos, ao longo de uma carreira de 25 anos Rogério Ceni tornou-se símbolo do São Paulo em jogos da Libertadores.
Ele chegou até a adiar a aposentadoria, em 2014, por causa da disputa do torneio sul-americano na última temporada. Com o time vice-campeão do Campeonato Brasileiro havia expectativa de uma boa campanha, mas o time caiu nas oitavas para o Atlético-MG.
Rogério Ceni virou titular do São Paulo em 1997 e, desde então, jogou 90 das 96 partidas disputadas pelo clube no principal torneio continental. A estreia na Libertadores ocorreu em 2004, justamente ano que marcou o retorno do clube à disputa após dez anos.
Além dos cinco jogos em que desfalcou o time em 2009, incluindo a estreia contra o Independiente de Medellín (1 a 1), da Colômbia, Ceni também não esteve na estreia da equipe na edição de 2006 contra o Caracas, da Venezuela.
SUBSTITUTOS
Nos seis jogos em que ficou fora do São Paulo na Libertadores, Rogério Ceni foi substituído três vezes por Bosco, duas por Denis e uma por Flávio Kretzer.
O primeiro e o terceiro não estão mais no clube tricolor e Denis, 28, é goleiro mais experiente do atual elenco. Tem exatamente sete anos de São Paulo, ou seja, desde 2009.
Foi por causa do torneio também que Denis vivênciou a maior polêmica da carreira. A mulher do goleiro, Carol Paes Matos, postou uma crítica a Ceni noFacebook após derrota são-paulina por 2 a 1 para o Strongest, pela Libertadores de 2013.
“Rogério Ceni falha no primeiro gol! Ele não dá chance nem pra mãe dele…”.
O caso parecia ameaçar a permanência de Denis no São Paulo, mas não o prejudicou. O goleiro continou no clube e neste ano virou titular definitivo da meta tricolor.
ROGÉRIO CENI NA LIBERTADORES
2004 – 12 jogos – São Paulo parou na semifinal
2005 – 14 jogos – São Paulo campeão
2006 – 13 jogos – São Paulo vice-campeão
2007 – 8 jogos – São Paulo parou nas oitavas
2008 – 10 jogos – São Paulo parou nas quartas
2009 – 3 jogos – São Paulo parou nas quartas
2010 – 12 jogos – São Paulo parou na semifinal
2013 – 10 jogos – São Paulo parou nas oitavas
2015 – 8 jogos – São Paulo parou nas oitavas