GloboEsporte
André Hernan, Eduardo Rodrigues e Marcelo Hazan
Revelados em Cotia, titulares do time de Fernando Diniz têm contratos longos no Tricolor.
Liziero, Antony e Igor Gomes, do São Paulo, foram observados por Éric Abidal, secretário técnico do Barcelona, no último domingo, no Morumbi. O dirigente e ex-jogador também foi ao CT da Barra Funda na última segunda-feira. Mas o que isso pode significar?
Embora Liziero tenha sido o principal foco da visita do representante do Barça, Igor Gomes foi quem mais chamou a atenção pela atuação. O meia fez um gol e deu assistência para Vitor Bueno na vitória por 2 a 0 sobre o Atlético-MG.
De acordo com jornalistas espanhóis que acompanham o dia a dia do Barcelona, a presença de Éric Abidal no Brasil chama a atenção e indica algo mais além de uma simples visita.
Um exemplo citado é o de Emerson, ex-Atlético-MG e comprado pelo Barça em uma operação conjunta com o Bétis. Antes disso ele também foi observado por representantes do clube.
Além dos jogadores do São Paulo, Rodrigo Caio, do Flamengo, e Everton, do Grêmio, foram observados por Ramon Planes, braço direito de Abidal no Barcelona, na semifinal da Libertadores, no Maracanã.
Na última janela de transferências, a postura do presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, foi de não abrir mão de nenhum dos destaques de Cotia. Isso pode mudar em 2020.
Daniel Alves reencontra Abidal no São Paulo — Foto: André Hernan
Veja qual a situação dos três alvos no São Paulo:
Liziero
O volante foi o principal foco dos catalães. Ele é agenciado por André Cury, representante do Barcelona na América do Sul. O empresário participou, por exemplo, da transferência de Neymar do Santos ao Barça, em 2013.
A impressão é de que o estilo de jogo com toque de bola de Liziero pode se encaixar no Barcelona. Mas jornalistas que acompanham o dia a dia do clube espanhol não descartam a possibilidade de empréstimo a outro clube europeu, se uma eventual negociação com o Barça for concluída.
No ano passado, Liziero viajou à Itália para regularizar seu passaporte europeu e aproveitou para ir à cidade de Barcelona. O documento facilita transferências para a Europa. À época, o volante tinha outros empresários.
Embora os problemas físicos sejam vistos como um empecilho para Liziero, ele tem deixado esse histórico para trás e engatou uma sequência de cinco partidas do São Paulo, entre titular e reserva.
Liziero teve sondagens nas últimas janelas de transferências e é visto como um jogador de bom potencial no mercado.
- Idade: 21 anos
- Partidas: 65
- Contrato: abril de 2023
Liziero conversa com Fernando Diniz no CT do São Paulo: volante foi observado por representantes do Barcelona — Foto: divulgação São Paulo
Igor Gomes
Mesmo sem estar no foco principal da visita, o meia foi quem mais agradou aos representantes do Barcelona.
Titular pela primeira vez após cinco jogos seguidos saindo do banco de reservas, ele ganhou a vaga e foi decisivo diante do Atlético-MG.
Em julho, o São Paulo recusou uma proposta de empréstimo com opção de compra de um clube não revelado. O jogador é agenciado por Wagner Ribeiro.
- Idade: 20 anos
- Partidas: 29
- Contrato: março de 2023
Igor Gomes, do São Paulo, fez um gol, deu assistência para Vitor Bueno e chamou atenção dos representantes do Barcelona — Foto: Marcos Ribolli
Antony
O atacante recuperou a vaga de titular com Fernando Diniz e iniciou as últimas três partidas entre os 11. Ele foi o atleta do São Paulo mais assediado na última janela de transferências. A ponto de o clube recusar proposta de 20 milhões de euros e depois renovar seu contrato.
Além de Liziero, Antony também era outro foco de observação do Barça. O atacante fez a jogada de um dos gols contra o Atlético-MG, dando assistência para Igor Gomes. Apesar disso, sua atuação não encheu os olhos dos representantes do clube catalão.
De qualquer maneira, Antony é visto como um jogador valioso no mercado. Constantemente convocado pela seleção olímpica, ele caminha para estar no grupo de André Jardine na Olimpíada de Tóquio, em 2020, o que pode valorizá-lo ainda mais.
- Idade: 19 anos
- Partidas: 40
- Contrato: junho de 2024
Antony, do São Paulo, também foi observado pelo Barcelona no jogo de domingo, diante do Atlético-MG — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net