GloboEsporte
Eduardo Rodrigues
Quem fica? Quem sai? Quem será emprestado de novo? Participe da enquete.
Infografia
O São Paulo terá o retorno de sete jogadores emprestados no fim de 2019. Independentemente do desempenho de cada um deles nos clubes em que estão, a comissão técnica e a diretoria do Tricolor vão avaliar a possibilidade de permanência para 2020. Ou até mesmo um novo empréstimo.
Veja abaixo, então, quais são esses jogadores.
E também os números deles nesta temporada.
Jonatan Gómez (CSA) – meia-atacante
O argentino iniciou a temporada no São Paulo, mas a falta de oportunidades no elenco fez com que ele fosse para o CSA em maio. Na equipe alagoana, Jonatan Gómez se tornou titular absoluto e, em 23 jogos, marcou cinco gols.
O meia-atacante chegou ao Tricolor em 2017 e depois se transferiu por empréstimo para o Al-Fayha, da Arábia Saudita. Voltou ao Morumbi neste ano e disputou três partidas do Paulistão, contra São Bento, Bragantino e São Caetano. O contrato com o São Paulo vai até 28 de junho de 2020.
Jonathan Gómez, meio-campista do CSA — Foto: Ailton Cruz – Gazeta de Alagoas
Paulinho Boia (São Bento) – atacante
Após voltar de empréstimo do Portimonense, de Portugal, no meio do ano, Paulinho Boia foi reemprestado para o São Bento para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro.
Em 24 jogos, ele marcou três gols. Revelado pelas categorias de base do São Paulo, o atacante de 21 anos tem contrato com o Tricolor até 30 de novembro de 2020.
Paulinho Boia em jogo pelo São Bento — Foto: Neto Bonvino/Bento TV
Tréllez (Internacional) – atacante
Contratado pelo São Paulo em 2018, o atacante não conseguiu se firmar e foi emprestado ao Internacional no início deste ano como uma alternativa para a saída de Leandro Damião. Com a contratação de Guerrero, no entanto, ele perdeu espaço e não conseguiu desempenhar um bom futebol.
Em 13 jogos com a camisa do Inter, Tréllez não fez nenhum gol e deixou de ser relacionado para diversos jogos do clube. A última vez que o jogador entrou em campo foi no dia 17 de agosto, na vitória sobre o Fortaleza, pelo Campeonato Brasileiro.
O contrato do colombiano com o São Paulo vai até 31 de dezembro de 2021.
Tréllez em jogo pelo Internacional — Foto: Ricardo Duarte/DVG/Inter
Brenner (Fluminense) – atacante
Revelado pelas categorias de base do São Paulo, o jogador foi emprestado ao Fluminense, em maio. O Tricolor via uma boa oportunidade para Brenner ganhar rodagem e atuar mais do que vinha atuando no time paulista.
A tentativa, porém, foi frustrada. Brenner tem apenas seis jogos com a camisa do Fluminense e não marcou nenhum gol. O atacante não entra em campo desde o dia 18 de agosto. O contrato com o São Paulo vai até 31 de dezembro de 2022.
Brenner é apresentado no Fluminense — Foto: Mailson Santana
Shaylon (Bahia) – meia
Revelado pelo São Paulo, o meia foi emprestado ao Bahia no início deste ano após não conseguir deslanchar no time profissional nos anos anteriores. No novo clube, fez um bom Campeonato Baiano ao marcar cinco gols na competição.
No Campeonato Brasileiro, porém, perdeu espaço e pouco foi utilizado. Das 33 rodadas possíveis, só entrou em campo em oito delas e não marcou nenhum gol. O contrato com o Tricolor paulista vai até 31 de janeiro de 2021.
Shaylon está emprestado ao Bahia — Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia
Pedro Bortoluzo (Criciúma) – atacante
Com contrato com o São Paulo até 31 de março de 2020, o atacante é um dos que não terá espaço no elenco do ano que vem. Após idas e vindas pelo São Paulo, Pedro Bortoluzo deve encerrar sua passagem pelo Tricolor com apenas um jogo pelo profissional. Em seu último empréstimo junto ao Criciúma, ele fez 15 jogos e não marcou nenhum gol e já não tem sido mais relacionado.
Pedro Bortoluzo em partida pelo Criciúma — Foto: Caio Marcelo/www.criciuma.com.br
Léo Natel (Apoel) – atacante
Após ser emprestado para o Benfica B e para o Fortaleza, o atacante foi para o Apoel, do Chipre, onde teve um desempenho razoável. Na temporada 2018/19 fez 31 jogos e marcou nove gols. No entanto, ele não permaneceu na equipe e já retornou ao São Paulo sem ser reintegrado ao elenco. Com contrato válido até 30 de junho de 2020, Léo Natel tem futuro incerto no Tricolor.
Léo Natel, jogador do São Paulo — Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net
Diego Souza está emprestado ao Botafogo — Foto: Fred Gomes / GloboEsporte.com