Em casa, São Paulo bate o Bauru e se consolida no G-4 do NBB

221

GloboEsporte

Em duelo no ginásio do Morumbi, Tricolor vence todas as parciais para marcar 99 e 64 e seguir na 3ª posição do nacional. Dragão sofre terceira derrota seguida e fica no limite do G-12.

O São Paulo não teve dificuldades para vencer o Bauru Basket na noite desta terça-feira, por 99 a 64, e se consolidar dentro do G-4 do Novo Basquete Brasil (NBB), zona da tabela que garante passagem direta para as quartas de finais, sem disputar as oitavas. A partida, disputada no ginásio poliesportivo do Morumbi, em São Paulo, foi amplamente dominada pelo Tricolor, que venceu todas as parciais.

Para chegar à vitória, o São Paulo concentrou toda a sua pontuação em três atletas, os únicos que pontuaram em todo o primeiro tempo pelo time. Shamell foi o cestinha da noite, com 24 pontos, Léo Meindl fez 23 e Renan 21. Dois atletas do Tricolor, Jefferson e Georginho, ainda se destacaram com a impressionante marca de 14 rebotes cada um. Pelo Dragão bauruense, Draper foi o destaque, com 22 pontos.

Publicidade

Shamell, com 24 pontos, o cestinha da noite, tenta tirar a bola de Gabriel Jaú, do Bauru — Foto: Victor Lira/Bauru Basket

Com o resultado, o São Paulo chegou à sua 19ª vitória em 25 jogos, o que garante ao time a manutenção das terceira colocação. Já o Bauru, que sofreu seu terceiro revés em sequência, somou a sua 14ª derrota em 25 jogos e caiu para a 12ª colocação, no limite da zona de classificação aos playoffs. O Dragão está empatado com o Paulistano em desempenho, mas fica atrás do time da capital pelo critério do confronto direto.

O Bauru Basket volta à quadra na próxima sexta-feira, às 21h10, quando enfrenta o Sesi-Franca, em partida marcada para Ginásio Pedrocão, em Franca. No domingo, às 18h, o São Paulo viaja ao Nordeste para enfrentar o Unifacisa na Arena do rival, em Capina Grande, na Paraíba.

O jogo

Com Shamell inspirado, o São Paulo começou a partida fazendo jus ao favoritismo indicado pela colocação dos dois times na tabela, com o Tricolor no G-4 e o Dragão brigando na parte de baixo da zona de classificação aos playoffs. Sozinho, o ala norte-americano anotou 13 pontos e em pouco tempo a diferença foi crescendo em favor dos donos da casa, que fecharam a primeira parcial com o dobro de pontos dos bauruenses: 24 a 12.

O ala/pivô Daviyon Draper foi o principal pontuador do Bauru, com 22 pontos na noite  — Foto: Victor Lira/Bauru Basket

O ala/pivô Daviyon Draper foi o principal pontuador do Bauru, com 22 pontos na noite — Foto: Victor Lira/Bauru Basket

O domínio tricolor foi mantido no segundo quarto, que seguiu no comando do placar. O Bauru tentou contar com seu trio de estrangeiros, formado pelo argentino Faggiano, o norte-americano Draper e o canadense Wiggins, que anotaram juntos 14 pontos. Mesmo com apenas de seus três atletas pontuando em todo o primeiro tempo – Shamell (24), Léo Meindl (18) e Renan (12) –, o Tricolor voltou a vencer a parcial (22 a 17) e levou para os vestiários tranquila vantagem de 17 pontos: 46 a 29.

Na volta do intervalo, o técnico Demétrius até conseguiu recolocar o Bauru no jogo e a parcial foi disputada em clima de equilíbrio nos minutos iniciais, com Draper se destacando como principal pontuador do Dragão. Mas na reta final do terceiro quarto, Léo Meidl desequilibrou, anotou 10 pontos na parcial, e o São Paulo voltou a deslanchar, para fechar em 24 a 19 e levar 22 pontos de frente para o último período: 70 a 48.

No quarto período, o São Paulo jogou em ritmo de treino e voltou vencer com muita facilidade, marcando a maior diferença parcial do jogo (29 a 16), para fechar o jogo em 99 a 64.

O canadense Andrew Wiggins, maior pontuador do Bauru na temporada, anotou apenas 10 vezes diante do Tricolor — Foto: Victor Lira/Bauru Basket

O canadense Andrew Wiggins, maior pontuador do Bauru na temporada, anotou apenas 10 vezes diante do Tricolor — Foto: Victor Lira/Bauru Basket