GloboEsporte
Felipe Ruiz
Profeta acredita em “mudança de era” após coronavírus: “Vamos olhar para o lado”.
Em quarentena assim como todo o elenco do São Paulo, o meia Hernanes detalhou sua nova rotina de treinos e atividades em meio à pandemia do coronavírus. O problema global interrompeu, entre outras coisas, os campeonatos de futebol no Brasil. Treinos físicos e leitura têm pautado o dia a dia do Profeta.
– Assim como vocês, tenho tentado me adaptar a esse momento delicado, complicado e interessante que estamos passando. Tenho uma estrutura aqui em casa que me permite dar continuidade aos treinamentos, tenho mantido a forma em casa, tenho feito coisas que não era acostumado. Uma interação social no Instagram ainda maior, “lives” para colocar conteúdo para as pessoas em casa. Ler livros, tenho lido bastante, algo que amo fazer. Ler, estudar, pesquisar… Adaptem-se da melhor maneira possível, assim como estou fazendo – disse o meia, ao GloboEsporte.com.
– Tenho também tomado os cuidados necessários, ficado em casa, não saído, lavado a mão. Atento a essas coisas básicas, que ajudam a não dar brecha para espalhar esse vírus ainda mais. Assim tem sido minha rotina nesses últimos dias – completou.
Hernanes, do São Paulo, treina para manter a forma física em meio à quarentena — Foto: Reprodução
Em vídeo, Hernanes deu conselhos a diferentes setores da população brasileira (assista no vídeo acima). Em primeiro lugar, o Profeta falou àqueles que, como o próprio jogador, possuem melhores condições de vida.
– Algumas pessoas pedem conselhos. O conselho vai dividido em diferentes etapas, camadas, porque vivemos numa sociedade com pessoas atuando em diferentes papéis. Para pessoas que estão em situação de liderança, tome muito cuidado com aquilo que você vai dizer e expor. O momento é delicado e as coisas têm que ser comunicadas da melhor maneira possível. Você que vai influenciar tem de perceber a perspectiva de todos os envolvidos, como vão receber a mensagem.
– Muito cuidado com o que é dito. Às vezes você vai dizer a coisa certa da maneira errada, e isso vai gerar muito mais caos. Pessoas que têm poder aquisitivo para ajudar materialmente, assim como eu, têm que procurar contribuir. Pessoas como eu, que estão numa posição privilegiada, vamos olhar para o lado, não só para nós. Vamos deixar de ser egoístas e olhar para o lado.
Depois, o recado foi direcionado a quem precisa ir à rua mesmo em tempos de quarentena:
– Pessoas que têm de ir para a rua, que têm de trabalhar. Tem de ficar atento, como se fosse uma guerra, porque em guerra não se pode vacilar. Tem de estar sempre com o olhar atento, porque senão o inimigo pode te vencer.
– O vírus é o nosso inimigo, então é lavar as mãos, proteger as mãos, usar máscara. Se você vai para a rua, muito cuidado. O inimigo está lá fora. E depois você pode virar inimigo de alguém.
Hernanes, do São Paulo, se exercita em casa durante quarentena
Por fim, Hernanes tentou tranquilizar aqueles que não podem trabalhar por causa da quarentena ou estão perdendo seus empregos.
– Pessoas que estão perdendo os empregos, sem esperanças porque voltam para casa e não têm o que colocar na mesa. Não percam a esperança, procurem ajuda. A vida é mais importante neste momento. Não se desesperem, mantenham a calma e busquem ajuda. Têm pessoas e instituições aptas a ajudar neste momento. Calma, por favor. Calma! A ajuda vai chegar. Procure ajuda, vá atrás e tente manter a calma. Sei que é difícil, mas seja forte neste momento.
– Algumas pessoas me perguntam se a humanidade vai evoluir depois disso. Se vai evoluir, não sei, mas deveria. (…) Acho que está acontecendo uma mudança de era, e isso requer uma mudança de mentalidade. Isso que eu espero que aconteça. (…) Estamos muito focados em resultado, resultado, resultado, e não temos tempo de estar em casa com a família, de sonhar, de planejar. O sistema não nos permite isso, e agora estamos tendo esse tempo – finalizou o Profeta.