GloboEsporte
Eduardo Rodrigues
Atacante uruguaio seguiu tratamentos e está liberado após um ano de suspensão.
O atacante Gonzalo Carneiro está liberado da suspensão de doping e poderá ser reintegrado ao São Paulo. A pena inicial era de dois anos, mas o Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD), entendeu que o jogador se submeteu aos tratamentos e reduziu a punição para 12 meses.
Gonzalo Carneiro foi flagrado no antidoping em março de 2019, com a presença de benzoilecgonina, um metabólito da cocaína, no jogo contra o Palmeiras, no Pacaembu, na primeira fase do Paulistão. Ele jogou os 90 minutos, e o Tricolor perdeu por 1 a 0.
Desde então, o atacante uruguaio seguiu tratamento psicológico e ficou 45 dias internado numa clínica de reabilitação no Brasil para tratar o problema. Durante o período, Carneiro também seguiu realizando atividades para manter a forma física.
Gonzalo Carneiro tem pena reduzida para 12 meses e está liberado para voltar ao São Paulo — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net
De acordo com o advogado de Gonzalo Garneiro, Bichara Neto, a CBF agora será notificada e o jogador volta a ter condição de jogo. Ficará sob a responsabilidade do São Paulo definir quando ele será reintegrado.
O contrato de Gonzalo Carneiro com o São Paulo está suspenso. Ele estava proibido de frequentar o CT da Barra Funda e também não recebeu salários.
O uruguaio foi contratado pelo São Paulo em abril do ano passado e assinou com o clube até 31 de março de 2021. O São Paulo pagou ao Defensor Sporting, do Uruguai, 800 mil dólares (R$ 2,6 milhões na cotação da época) por 50% dos direitos de Gonzalo Carneiro.