GloboEsporte
Relembre passagens por Fluminense, Atlético-MG, Grêmio, Palmeiras, São Paulo e Seleção.
Há exatos 14 anos, o futebol brasileiro perdia a genialidade de Telê Santana. Um dos técnicos mais vitoriosos do país morreu em 21 de abril de 2006, aos 74 anos, mas deixou seu legado com times históricos que não saem da memória dos torcedores.
Chamado “Fio de Esperança” quando jogava pelo Fluminense, entre 1951 e 1960, Telê já era reconhecido dentro de campo. À beira dele, porém, tornou-se mestre e ganhou o mundo com passagens pelo próprio Flu, Atlético-MG, Palmeiras, Grêmio, São Paulo e seleção brasileira, entre outros trabalhos.
Em homenagem ao técnico, o GloboEsporte.com apresenta alguns dos esquadrões históricos montados por Telê. Assista aos vídeos e depois vote no time mais memorável.
Telê Santana teve carreira de enorme sucesso como técnico de futebol — Foto: GloboEsporte.com
Fluminense – 1969
Foi o primeiro trabalho de Telê como técnico, com título carioca naquele ano e montagem da base do time que seria campeão nacional em 1970, no Torneio Roberto Gomes Pedrosa.
Escalação do título: Félix, Oliveira, Galhardo, Assis e Marco Antônio; Denilson e Lulinha (Samarone); Wilton, Cláudio, Flávio e Lula (Gilson Nunes).
Telê Santana campeão carioca pelo Fluminense em 1969 — Foto: Arquivo/Estadão Conteúdo
Atlético-MG – 1971
O primeiro título nacional de Telê foi no primeiro Campeonato Brasileiro dos moldes atuais. Num triangular com São Paulo e Botafogo, o técnico conquistou a taça histórica para o Galo.
Escalação do título: Renato; Humberto Monteiro, Grapete, Vantuir e Oldair; Vanderlei e Humberto Ramos; Ronaldo, Lola (Spencer), Dario e Tião.
Atleticanos relembram e revelam histórias curiosas do título Brasileiro de 1971
Grêmio – 1977
No Tricolor Gaúcho, Telê ajudou a encerrar uma série de oito títulos seguidos no Internacional conquistando o estadual de 77. Com direito a gol histórico do artilheiro André Catimba.
Escalação do título: Corbo, Eurico, Cassiá, Oberdan e Ladinho; Vitor Hugo, Tadeu Ricci e Iúra (Vilson); Tarciso, André (Alcindo) e Éder.
Relembre os melhores momentos do Gre-Nal que garantiu o título gaúcho de 1977 ao Grêmio
Palmeiras – 1979
Telê não conquistou títulos no Verdão, mas montou um time de respeito que chegou à semifinal do Campeonato Brasileiro. Teve até vitória por 4 a 1 sobre o Flamengo de Zico, no Maracanã. Do Palmeiras, o técnico saiu direto para a seleção brasileira.
Time-base: Gilmar, Rosemiro, Beto Fuscão, Polozi e Pedrinho; Pires, Mococa e Jorge Mendonça; Jorginho (Carlos Alberto Seixas), César (Zé Mário) e Baroninho.
Pedrinho, ex-jogador do Palmeiras, relembra goleada sobre o Flamengo no Maracanã em 1979
Seleção brasileira – 1982
Na Espanha, a Seleção encantou o mundo na Copa com futebol ofensivo e muitos craques em campo. Nem a eliminação precoce contra a Itália apagou o desempenho histórico.
Time-base: Waldir Peres, Leandro, Oscar, Luizinho e Júnior; Toninho Cerezo, Falcão, Sócrates e Zico; Éder e Serginho Chulapa.
Copa 82: Melhores momentos de Itália 3 x 2 Brasil pela Copa do Mundo
Seleção brasileira – 1986
Em sua segunda Copa pela Seleção, Telê montou um time menos vistoso, mas que também dava sinais de que avançaria bem no torneio. Acabou caindo para a França nas quartas de final.
Time-base: Carlos, Josimar, Edinho, Júlio César e Branco; Alemão, Elzo, Sócrates e Júnior; Muller e Careca.
Em 1986, França elimina o Brasil da Copa do Mundo nos pênaltis
São Paulo – 1992/93
Com Telê, o São Paulo foi duas vezes campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes. E teve uma dinastia no início dos anos 90. Precisa dizer mais?
Time campeão em 1992: Zetti, Vitor, Adilson, Ronaldão e Ronaldo Luis; Toninho Cerezo (Dinho), Pintado e Raí; Cafu, Palhinha e Muller.
Time campeão em 1993: Zetti, Cafu, Válber, Ronaldão e André Luiz; Doriva, Dinho, Toninho Cerezo e Leonardo; Muller e Palhinha (Juninho).
“Grandes times do futebol brasileiro”: o São Paulo de Telê Santana
LEIA TAMBÉM:
- Calleri e Rato são ausências em coletivo do São Paulo no CT; veja escalações
- Convocações de Bobadilla abrem espaço para Marcos Antônio se firmar no São Paulo
- São Paulo mira vaga direta na Libertadores e disputa ponto a ponto com o Internacional
- Feminino Sub-17 enfrenta o Corinthians pelo jogo de volta da semifinal do Paulistão
- Basquete Tricolor visita a Unifacisa pelo NBB