GloboEsporte
Eduardo Florão e Marcelo Hazan
Tiago Coser tem 16 anos e se destaca pelo jogo aéreo e postura fora de campo. Acordo entre clubes estava alinhado, mas ficou parado por causa da pandemia.
Destro, bom no jogo aéreo, capaz de atuar nos dois lados da defesa e cobrador de faltas. Essa é uma explicação resumida de quem é o zagueiro Tiago Coser, de 16 anos, alvo do São Paulo e envolvido na negociação com a Chapecoense por Gabriel Novaes.
O acordo entre os clubes, praticamente fechado antes da paralisação do futebol causada pela pandemia do Covid-19, agora está parado. A conclusão do negócio será avaliada na volta da normalidade do dia a dia.
– Estava praticamente fechado. Não estava 100%, mas estava 99% com todas as partes resolvidas. E aí acabou acontecendo tudo isso. Nesse momento, por exemplo, estou de férias. Voltamos no dia 4 e precisa retomar essas ações, ver se vai dar para continuar. Preciso ouvir deles como vão ficar as questões financeiras, porque o clube foi atingido. A Chapecoense também – disse o coordenador das categorias de base do São Paulo, Pedro Smania, no podcast “Ge São Paulo”.
– Na verdade, todos os cenários de negociações mudam. As negociações que não foram concretizadas vão ser modificadas. O que não foi fechado vamos ter que entender. Vou ter de ouvir do (Alexandre) Pássaro (gerente executivo de futebol) como estava o último pé, ouvir do profissional da Chapecoense também o que pensam nesse momento. Não sabemos se a Chapecoense ainda vai querer o Gabriel Novaes, se vai ter competição. Teremos futebol em 2020 ainda? Se não tiver futebol em 2020 não é mais motivo de negociar nada – completou Smania.
Tiago Coser atua nos dois lados da defesa e já jogou como lateral-direito — Foto: Julia Galvão/TAC11
No podcast “Ge São Paulo”, Pedro Smania contou que o interesse por Tiago Coser é antigo.
– É um menino que vimos há um ano e meio ou dois numa partida aqui no CFA (CT de Cotia). Ele jogou numa categoria acima. Chamou nossa atenção, do treinador da categoria, o Menta. Ele falou comigo. Eu estava na arquibancada. Já havia chamado minha atenção. Percebemos que era mais novo do que os demais. Tentamos trazer. A Chapecoense passou por uma série de mudanças, então quando andava alguma coisa tinha mudanças – disse o dirigente tricolor.
Quem é Tiago Coser?
Tiago Coser é natural de Chapecó, cidade ativa economicamente principalmente pelas agroindústrias. Consequentemente, o setor agrícola e pecuário é bastante forte. E é no interior – onde estas atividades se desenvolvem -, na Linha Rodeio Bonito, que vive o jovem zagueiro. Há até pouco tempo, ele dividia a atenção dada ao futebol com os estudos e com o auxilio aos pais na criação de aves.
Estar desde cedo no campo também fez o jogador desenvolver uma consciência para o trabalho. Este é o principal ponto destacado por quem viu o zagueiro crescer dentro das categorias de base do Verdão do Oeste.
– Gosta de trabalhar, gosta de treinar. Nunca deu problema fora de campo, de sair na noite em viagens ou em Chapecó, sem indisciplina na escola ou na rua. No clube, todos gostam muito dele e da família. Escuta, entende quando uma crítica é dada e é construtiva. Inteligente – disse um dos profissionais da base verde e branca.
– Cabeça focada. Ele quer. Se tiver que dormir às sete da noite para descansar, vai fazer isso. Muito profissional – contou Alexandre Puhlmann, agente do atleta.
O zagueiro iniciou aos nove anos nas escolinhas do clube e pouco depois, aos 12, foi integrado pela primeira vez em uma das categorias não profissionais. Demorou pouco para se destacar.
Tiago Coser é cobrador de faltas — Foto: Julia Galvão/TAC11
Pela altura e força física, logo começou a ser utilizado em categorias acima. Em 2020, mesmo aos 16 anos, foi um dos escolhidos pelo clube para disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior, para atletas sub-20. Fez três jogos – um deles como titular – e marcou um dos gols da equipe na competição.
Em campo, leva fama pela qualidade técnica. Tanto que é o cobrador de faltas do time desde os 12 anos, e já anotou alguns gols com a camisa verde e branca. A altura também proporciona bolas nas redes com o jogo aéreo. Apesar de destro, na equipe sub-15 jogou pelo lado esquerdo da defesa. Em outros momentos foi improvisado como lateral-direito, mas é na zaga onde se apresenta melhor.
É considerado um dos atletas mais promissores da sua geração na base. A expectativa interna é que a Chapecoense possa lucrar com ele no futuro. O empréstimo ao São Paulo, negociado na contrapartida do atacante Gabriel Novaes, é pensando no desenvolvimento do atleta, mas também na parte financeira.
Gabriel Novaes comemora gol na final da Copinha de 2019 contra o Vasco — Foto: Bob Paulino
O entendimento interno é que é mais fácil atrair atenção para o zagueiro se ele estiver em um clube com histórico de desenvolvimento e venda de jovens atletas, como o São Paulo. Portanto, é mais vantajoso ganhar parte de uma grande negociação com clubes do exterior, do que faturar 100% de um negócio feito pela própria Chape, com pouco histórico na área.
Um molde parecido está sendo usado para a negociação com Denner, meia do Athletico-PR. A Chape pretende ceder o volante Cella e o meia Arthur Vanzella, da mesma categoria de Tiago Coser.
Tiago Coser zagueiro sub-17 Chapecoense — Foto: Julia Galvão/TAC11
LEIA TAMBÉM:
- Oscar entrega ‘ajuda’ de Lucas para fechar com São Paulo, projeta dupla e agradece torcida: ‘Carinho especial’
- Confira os jogadores do São Paulo que mais participaram de gols no ano
- São Paulo “renova” time feminino para temporada com Libertadores inédita
- Lucas Moura vibra com chegada de Oscar ao São Paulo
- Reforço do São Paulo, Oscar teve saída polêmica do clube em 2010 após ação na Justiça; relembre