GazetaEsportiva
Diversos ídolos vestiram a camisa do São Paulo ao longo dos seus 90 anos de história, porém, o clube do Morumbi possui algumas marcas peculiares. Uma delas é o fato de os dois jogadores que mais vestiram o manto tricolor terem sido goleiros.
Rogério Ceni é o atleta que mais vezes defendeu o São Paulo na história, com 1237 aparições. Mas, não é apenas o goleiro artilheiro que se destaca pelo número de jogos pelo clube do Morumbi. Waldir Peres, outro atleta que marcou época debaixo das traves, vem logo atrás, na segunda colocação, com 617 partidas.
Ao todo, Rogério Ceni tem 648 vitórias, 375 empates e 314 derrotas com a camisa do São Paulo, o que resulta em um aproveitamento de 59,7%. Já Waldir Peres leva na bagagem 300 vitórias, 195 empates e 122 derrotas, com um aproveitamento de 59,1%.
Waldir Peres soma quase a metade das aparições de Rogério Ceni pelo São Paulo. O primeiro teve a maioria de sua carreira construída no Tricolor, porém, chegou a atuar, inclusive, pelo rival Corinthians, além de Guarani, Ponte Preta, Portuguesa, Santa Cruz e América-RJ. Ceni, por sua vez, jamais defendeu qualquer outra camisa.
Waldir Peres entrou para a história do São Paulo ao integrar o time responsável por conquistar o primeiro Campeonato Brasileiro do clube, em 1977, contra o Atlético-MG, nos pênaltis, em pleno Mineirão lotado. O goleiro ainda se sagrou tricampeão paulista em 1975, 1980 e 1981, além de ter disputado três Copas do Mundo, as de 1974, 1978 e 1982, sendo titular da icônica Seleção Brasileira comandada pelo técnico Telê Santana.
Rogério Ceni, por sua vez, é um dos jogadores mais vitoriosos da história do São Paulo. Ainda como reserva de Zetti, foi campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes de 1993. Mais tarde, repetiu a dose, em 2005, como titular da meta tricolor. Ceni ainda foi tricampeão brasileiro consecutivo, entre 2006 e 2008, tricampeão paulista (1998, 2000 e 2005), campeão do Torneio Rio-São Paulo de 2001 e Campeão da Copa Sul-Americana, em 2012.
Rogério Ceni também integrou o elenco da Seleção Brasileira que conquistou o pentacampeonato mundial em 2002 e também foi convocado pelo time canarinho para a Copa do Mundo de 2006.
LEIA TAMBÉM:
- Joia começou no futsal e foi dispensado por rival antes de virar destaque do sub-20 do São Paulo
- Lucas Moura cresce na reta final do Brasileirão e lidera participações em gols do São Paulo no ano
- Presidente do Corinthians responde se Palmeiras será campeão e cutuca São Paulo: ‘Se tivesse mais rodadas…’
- Zubeldía espera contar com retornos na lateral esquerda do São Paulo para duelo contra o Grêmio
- Nestor faz temporada mais tímida pelo São Paulo desde ano de promoção ao profissional