Há 61 anos, Maurinho, o “Flecha”, fazia sua última partida pelo São Paulo

112

GazetaEsportiva

Há 61 anos, o ponta-direita Mauro Raphael, ou Maurinho, fazia sua última partida com a camisa do São Paulo. No dia 16 de maio de 1959, o jogador, apelidado de “Flecha” por sua velocidade, se despediu do Tricolor Paulista com uma vitória sobre o Flamengo, no Pacaembu, pelo Rio-São Paulo.

Com dois gols do próprio Maurinho e dois de Gino Orlando, o São Paulo venceu o Rubro-Negro pelo placar de 4 a 2, em seu último compromisso pelo torneio interestadual. Luís Carlos e Moacir fizeram para o clube carioca. O triunfo, porém, não adiantou, já que o Santos acabou com o título, enquanto o Tricolor ficou na quinta colocação.

Maurinho (à esq.) ao lado de Gino e Zizinho (Foto: Arquivo Histórico/SPFC)

No período em que defendeu a equipe paulista, entre os anos de 1952 e 1959, o “Flecha” disputou 347 partidas e marcou 136 gols, sendo o nono maior artilheiro da história do clube. Ele ainda foi fundamental nas conquistas do Campeonato Paulista de 1953 e de 1957.

Publicidade

No segundo título, inclusive, protagonizou o lance mais famoso da carreira. No jogo decisivo contra o Corinthians, no Pacaembu, Maurinho ficou na cara do goleiro Gylmar dos Santos Neves quando estava 2 a 1 para o Tricolor e perguntou onde o arqueiro gostaria que ele chutasse. O ponta-direita mandou para o fundo das redes e ainda provocou o adversário na comemoração.

Após o lance, houve reclamação de impedimento por parte dos corintianos e uma confusão começou dentro e fora do gramado. Os torcedores alvinegros passaram a jogar paus, pedras e, principalmente, garrafas no campo. O episódio ficou conhecido como “Tarde das Garrafadas”.Depois do São Paulo, Maurinho ainda viria a defender Fluminense, Boca Juniors, Vasco e novamente o Tricolor das Laranjeiras antes de encerrar a carreira. Ele também participou da Copa do Mundo de 1954 com a Seleção Brasileira e atuou em 14 partidas com a Amarelinha.

Nascido no dia 6 de junho de 1933, o ex-atacante faleceu em 28 de junho de 1995.

LEIA TAMBÉM:

8 COMENTÁRIOS

  1. Having read this I thought it was extremely enlightening.

    I appreciate you taking the time and energy to put this short article together.
    I once again find myself personally spending way too much time both
    reading and leaving comments. But so what, it
    was still worthwhile! asmr 0mniartist

  2. Unquestionably believe that that you said. Your favourite reason seemed
    to be on the net the simplest thing to take
    into accout of. I say to you, I definitely get irked even as other folks consider issues that they plainly do not recognize about.
    You controlled to hit the nail upon the top and defined out the entire thing without
    having side-effects , other people can take a signal. Will probably be again to get more.
    Thanks