Febre Tricolor – Momento decisivo

135
Edgardo Bauza integra jovens ao elenco principal
Edgardo Bauza integra jovens ao elenco principal

O momento será decisivo para o Tricolor saber o que lhe espera para o restante da temporada. É hora de formatar o elenco, pensá-lo setor por setor, para saber se ainda há condições de disputa pelo Campeonato Brasileiro 2016, mas principalmente tornar a equipe viável para brigar por títulos nesse ano. A esperança reside em longo prazo, porém, nessa boa safra de jovens que vem sendo aproveitados oportunamente na equipe profissional do São Paulo, prática que parecia ser deixada de lado nos últimos anos e que retorna atualmente com uma excelente safra advinda dos gramados de Cotia.

Começo pelos frutos positivos que nos renderam a participação de garra na Copa Libertadores 2016. As boas novidades pairam sobre os volantes da equipe, amplamente contestados em um passado próximo e que parecem ter ganhado cancha e evoluído sensivelmente nessa temporada. Húdson Rodrígues tornou-se um marcador implacável e liderou estatísticas de desarme na Libertadores. João Schmidt, retornou de Portugal e esteve próximo do Avaí, ficou e qualificou o passe no meio-campo da equipe. Thiago Mendes, de contestado no início do ano, voltou a exibir grande futebol desde o confronto do Toluca e vem crescendo. Ao passo que Wesley, de jogador descartável passou a útil pro elenco.

Quanto aos laterais, tínhamos um problema defensivo constante na esquerda, desde a saída do aguerrido Álvaro Pereira. O chileno Eugênio Mena, de boa passagem já pelo Santos, pareceu suprir essa deficiência com dedicação e demonstra ainda subidas ao ataque sem medo de ser feliz. A evolução do lateral direito Bruno, por outro lado, é visível. Principalmente na marcação passou a ser um dos bons jogadores do time. O São Paulo acaba de trazer um craque do setor, Julio Buffarini, um dos principais nomes da América Latina. Oxalá que se concretize sua operação, a direção de futebol deve apostar nele, independente da permanência ou não de Bauza.

Na defesa o Tricolor consolidou o nome de Maicon, que começa a aparecer como unanimidade, inclusive, na crítica especializada. Rodrigo Caio tem uma boa projeção de ser negociado após a Olimpíada e não vejo nomes de mesmo nível, por enquanto, no elenco. Lugano ainda é um lutador e símbolo da torcida, mas não pode lhe ser atribuída unicamente a missão de ser titular. A recuperação de Breno, se conseguir voltar a jogar em alto nível, seria fundamental. O recém-contratado Douglas, vindo do Dnipro, sofre críticas desde os seus tempos de Vasco, e me parece uma aposta errada.

Publicidade

No ataque, em tese, estaria hoje o nosso maior problema. O recém-contratado Chávez poderia ser uma opção de elenco, mas definitivamente não é o camisa 9 que o sãopaulino espera. Sob Michel Bastos recairá unicamente o papel de craque do time e a missão de resolver partidas, mas ele precisa de auxílio. Kelvin demonstrou ser uma opção de velocidade interessante, desde que se torne mais objetivo. A necessidade de contratação se denota, bastidores apresentam nomes como Pato e Pratto, e ambos são excelentes.

Jovens jogadores

Finalmente destaco o trabalho de integração da base ao elenco principal. Muito importantes as oportunidades dadas por Edgardo Bauza a jovens jogadores de uma excelente safra, como Auro, Matheus Reis, Lyanco e João Schmidt. E também a integração dos recém-chegados como Luiz Araújo e Lucas Fernandes, dois talentos reconhecidos e que, com certeza, ganharão a companhia de David Neres, em breve. Isso não existia no Tricolor, agora parecem ter acordado para o fato de que esses serão nossos novos jogadores.

Outra grande noticia da semana é o sucesso do time Sub-17. Primeiro, o São Paulo parece ter integrado todas as suas divisões inferiores ao sistema tático do profissional, prática importantíssima. Até os pontas ou meias do 4-2-3-1 são invertidos, como no elenco principal. Um deles, desse time Sub-17, é Marquinhos Cipriano, jovem que já vem sendo observado de perto pela Juventus. Agradou-me muito o futebol apresentado também pelo volante Rodrigo Nestor, pois o mesmo tem visão de jogo, bom passe e criatividade. O time é muito bem comandado, e nosso futuro parece ser promissor.

Contato:

@RealVelame ou [email protected]

Alexandre Velame é Jornalista e Advogado, são-paulino há quase três décadas e usuário da SPNet desde 1997. Escreve nesse espaço aos domingos.

ATENÇÃO: O conteúdo dessa coluna é de total responsabilidade de seu autor, sendo que as opiniões expressadas não representam necessariamente a posição dos proprietários da SPNet ou de sua equipe de colaboradores.