SPFC em Pauta – Decisão acertada, sim! Mas a diretoria tem a maior culpa.

1411

Durou pouco a passagem de Rogério Ceni como técnico do São Paulo. Eu mesmo era um que fiquei feliz ao saber quando ele foi contratado, talvez até um dos que mais comemorou sua vinda, pensei que como técnico seria o mesmo e teria o mesmo sucesso que teve como jogador, já que muitos diziam que ele entendia de futebol, cheguei a achar até talvez como muitos torcedores, que ele seria também o maior técnico da história do São Paulo, já que juntou esse “entendimento por futebol” com os estudos que ele dizia ter feito na Europa com Jorge Sampaoli, na época treinador do Sevilla e um dos melhores da atualidade (e que hoje, dirige a seleção da Argentina).

Talvez, muitos devem ter pensado assim como eu. Pensam até hoje. Mas qual o motivo de Rogério Ceni não ter dado certo? Muitos dizem que é pelo desmonte do elenco, eu não acho. Se for pensar bem, o que estavam jogando os que sairam? Neílton não era aproveitado, ninguém nem sabe porque veio. Breno ficou dois anos no Reffis tentando se adaptar, quando entrava, falhava, parece até que não conseguia acompanhar o ritmo dos outros jogadores. Hudson, toda a torcida reclamava que não rendia o esperado dentro de campo, quando foi anunciado que iria para o Cruzeiro, alguns até reclamaram com argumentos de que “era o melhor meia da Libertadores de 2016”. Auro, também nem se pode comparar com algo do time já que nem era aproveitado. Daniel e Wellington não eram aproveitados também. Carlinhos era outro bastante criticado por aqui. Matheus Reis era um lateral que a maioria chamava de avenida. Centurión, bem, esse foi bem no Boca, foi campeão argentino semanas atrás e falou que quer ficar por lá, que se tiver que voltar irá se aposentar, acabou até o empréstimo dele (que ia até dia 30 do último mês). Sobre esse, eu penso o seguinte, quer sair ou se aposentar? Pague a multa rescisória e seja feliz.

Luiz Araújo talvez seja o que mais jogava bem dos que saíram, nos últimos jogos não rendeu o esperado e lembro que estava em uma seca de gols e dos que se destacaram após sair, talvez Reinaldo (!!!) seja o que está melhor e pode ser que nem volte da Chapecoense, há interesse de ambas as partes de deixar ele por lá após o fim do empréstimo. Maicon e Thiago Mendes forçaram pra sair, são outros dois que também estavam bastante criticados pela torcida nos últimos jogos. João Schmidt e Lyanco, um a torcida pedia a saída há muito tempo, alguns falavam que a partir do momento que ele assinou com o Atalanta nem deveria mais jogar, também era criticado pela torcida, já Lyanco era pouco aproveitado. David Neres eu nem cou entrar em questão pois saiu bem no começo do ano, se for entrar em algum mérito, é o melhor que se destaca que foi vendido pra Europa, fazendo gol direto pelo Ajax.

Publicidade

Nessa pequena análise, deu pra perceber que dos jogadores que saíram, pelo menos 80% não fazia tanta diferença assim. Temos que saber separar o Rogério M1TO do Rogério treinador, e é isso que a torcida do São Paulo não está sabendo fazer. O Rogério M1TO sempre será o goleiro ídolo de uma parte de torcedores, sempre será um dos maiores jogadores do São Paulo, pra mim inclusive é um dos maiores que vi jogar. Rogério Ceni, goleiro, SEMPRE deverá ter o nosso respeito, pois ajudou o São Paulo a conquistar títulos e fez muito pelo clube, não devemos jamais comparar o ídolo/jogador com o treinador, pois me desculpe quem não gostar do que vou falar, mas como técnico foi um dos piores que já vi. Perdido, não sabia montar escalações e nem fazer substituições, ao que parece, não tinha controle do time.

Charles Hembert, Michael Beale e Rogério Ceni (da foto, só sobrou Hembert)

Cheguei a pensar até que o time estava jogando pra derrubar o treinador, talvez até era, mas o que não podemos deixar de lado é de ver que o time não tinha uma cara, tática e nem padrão de jogo formados com Rogério Ceni. Não vou entrar na questão do Michael Beale pedir demissão, pois ninguém sabe da verdade como foi, talvez nunca saberá.

Eu acho que a decisão de demitir o Rogério, ao contrário do que muitos acham, foi acertada sim! Se fosse outro técnico, já estaria sem emprego desde a eliminação no Morumbi pro Defensa y Justicia pela Sul-Americana. Mas não acho NADA certo a declaração do Leco na coletiva, em falar que a diretoria não tem culpa nenhuma pelo Rogério, claro que tem! 75% da culpa é da diretoria, por “fazer convite” pra um treinador inexperiente, apenas por ser ídolo do clube e pra blindar a campanha pra eleição. Também acho errado colocarem um diretor de futebol no clube sem experiência alguma, qual a diferença pro Gustavo Vieira? Pra mim, nenhuma. Outra coisa errada que inclusive conselheiros da oposição estão postando, e alguns torcedores também, “Ah, se o Pimenta tivesse ganho a eleição, tudo seria diferente”, discordo totalmente! Tanto é que o Pimenta faz parte da equipe do Leco e vota tudo ao seu favor, se ele é (ou era, sei lá) oposição, qual o motivo de votar (e concordar com) tudo a favor? Leco tirar o corpo fora da decisão da diretoria sobre Rogério, foi de uma covardia sem tamanho, como escrevemos aqui anteontem.

Peço desculpas aos meus leitores por ter apoiado a candidatura de Leco. Se Pimenta tivesse ganho, as coisas estariam na mesma, não temos oposição no São Paulo, infelizmente. O que temos são pessoas querendo engolir o clube e ter apenas ganho pessoal com isso, pra falar o português claro (desculpem as palavras), o clube que se dane.

Sobre o Dorival, eu particularmente gostei da contratação, era o meu preferido e o melhor que estava disponível no mercado, acho que tira o time do Z4 pelo menos.

É isso, saibam separar o Rogério/M1TO/Jogador/Ídolo do Rogério/Treinador, o M1TO sempre terá nosso respeito e eu sempre serei fã!

Até a próxima!
________________________________________________________________

Contato: [email protected]

Carlinhos Novack é Jornalista, já foi colunista de outros sites tricolores, ex-LANCE!. Escreve suas colunas na SPNet todas as Quintas.

ATENÇÃO: O conteúdo dessa coluna é de total responsabilidade de seu autor, sendo que as opiniões expressadas não representam necessariamente a posição dos proprietários da SPNet ou de sua equipe de colaboradores.

5 COMENTÁRIOS

  1. Uma diretoria honesta faz um contrato com um técnico com um premio pela classificação na Libertadores, Sul Americana, Finalista da Copa do Brasil, Finalista do Campeonato Paulista com um premio pela vitoria ou classificação, mas não dando 5 milhões para um técnico que foi eliminado de todas as competições possiveis.

  2. O Errado foi ter aceitado o contrato com a multa de 5 milhões, mas tinha que demitir já.

    Poderia ocorre de a múmia conseguir algumas vitórias e empates o o índice ficar dentro do que o mico precisava.

    Nas últimas rodadas poderia ser tarde demais

  3. Não foi um dos piores, foi simplesmente o PIOR de todos os tempos.

    Sempre disse que não daria certo, não tinha como um estagiário comandar um gigante. Na verdade ele usou o nome para iludir os acefalos idolatras. Tanto que quando viu a corda no pescoço, começou com a chantagem emocional que é apaixonado pelo clube que vai pagar 5 milhões em multa.

    A diretoria é uma bosta é isso é fato, mas dessa vez concordo que não tiveram culpa.
    A torcida estava enchendo o saco para o retorno da múmia, tanto que puxaram o tapete de Ricardo Gomes
    Qualquer outro treinador teria que ser melhor do que o Telê, caso contrário teria que ficar escutando os idiotas gritando seu nome na arquibancada.

    Era preciso passar por isso para que todos enxergassem o Mico que é o Mito