Além das 4 linhas – Ganhar de quem?

351

A derrota para o Palmeiras tem peso emocional para nós neste momento, mas nosso campeonato, por incrível que possa parecer, não é contra os clubes da parte de cima da tabela, é contra os clubes da parte de baixo da tabela. Mas ganhamos deles em casa e perdemos fora, o normal.

Pensando assim, os dois próximos jogos serão contra os clubes que estão no mesmo nível do SPFC no momento,  Ponte Preta no Morumbi e depois o Vitória na Bahia. São estes os jogos que o time tem que vencer por serem jogos de 6 pontos.  A sequencia será  o Corinthians no Morumbi, que por ser em casa, é importante conquistar os 3 pontos, mas é como cereja em bolo, pode não acontecer. Aí depois mais um jogo de 6 pontos: Sport no Morumbi.

Tenho visto muita gente criticando o Dorival. Eu vejo isso como coisa de fanático que não anda lendo os bons comentaristas. O que o SPFC está fazendo agora os outros fizeram em Fevereiro, ou seja, a fase de formação de time.  Sabe o início de temporada que os clubes grandes perdem dos pequenos no paulistinha? É neste estágio em que estamos, inclusive com troca de treinador e mais 20 atletas. As mudanças foram constantes e profundas neste ano.  Todos os clubes estão no auge do trabalho, dentro do planejamento de chegar ao final dos campeonatos mais importantes com a preparação toda feita e nós com trinta ou sessenta dias de trabalho. O que você pode esperar? O sufoco que estamos passando, é lógico.

O que tenho visto sob o comando do Dorival, que não é dos tops, mas é bom treinador, é o time crescendo a cada confronto. Mas como  disse Hernanes semana passada, o principal ingrediente de um time é a matéria prima, ou seja, o jogador. Infelizmente o nosso lateral direito não agrada desde que chegou ao clube, os dois laterais da direita, na verdade. O esquerdo estava esquecido em clube pequeno no exterior, veio para o Cruzeiro que o jogou fora e o SPFC pegou como sendo bom. O clube deve contratar 2 para a direita e 1 para a esquerda deixando apenas o Júnior. É pelas laterais que estamos perdendo os jogos.

Publicidade

O que vai acontecer de agora até o final do campeonato é o SPFC ir aprimorando o trabalho e ir tentando escapar do pior enquanto todos estão no auge e nós começando o trabalho. E não adianta pensar em outra coisa, é isso o que  acontece no clube. Quem fez isso acontecer é que deve pagar a conta. Mas existe alternativa? Existe gente competente querendo assumir a direção do SPFC? A eleição acabou de ocorrer em meio a este caos que vivemos desde 2009 e o mesmo grupo venceu mais uma vez. Os jogadores e a comissão técnica são inocentes. Se tal jogador é ruim a culpa é de quem o contratou.

Mas eu acredito no  trabalho deste treinador pelo seu passado. Quem é melhor do que ele no Brasil? Cuca e Tite? Abel Braga? Mano Menezes? Eu não vejo outro nome e estes citados não viriam treinar o SPFC quando da despedida do Rogério, um cara que jamais deveria ter sido contratado para treinador por conta da falta de experiência. Ter contratado um treinador estrangeiro seria assumir um risco enorme nesta altura dos problemas de 2017. Sobrou o Dorival que estava sem emprego. Será que o Marcelo Oliveira que foi bi brasileiro no Cruzeiro  seria melhor? Eu sinceramente acho que não. Criticar é fácil, mas prefiro a solução.

Eu tenho absoluta certeza do que escrevi  aqui por ter ouvido e lido isso de pessoas que conhecem o futebol e o SPFC. Cito dois: Muricy e Caio Ribeiro.  Eu fecho com eles. Aliás, Muricy cabe numa função administrativa no clube logo após vencer o contrato dele com a Globo, na copa de 2018. Eu torci demais para o MAC ter sido candidato, mas como escrevi, é muito estranho que ninguém que a gente torça para assumir o clube queira assumir a direção, na verdade são todos cúmplices do que acontece.

Que tragam o nosso  SPFC de volta.

Salve o tricolor paulista, o clube da Fé.

carlito150x150

Carlito é advogado, trabalha como representante comercial, frequenta o Morumbi desde 1977 e prefere o time que vence ao time que joga bonito. Escreve nesse espaço todas as quintas-feiras.

ATENÇÃO: O conteúdo dessa coluna é de total responsabilidade de seu autor, sendo que as opiniões expressadas não representam necessariamente a posição da SPNet ou de sua equipe de colaboradores.

1 COMENTÁRIO