Memórias Tricolor #23 – Um Super Campeão

362

Resultado de imagem para teixeirinha spfcEle fez parte do 1º Título Oficial do São Paulo Futebol Clube, jogador chave, incansável e verdadeiro atormentador das defesas adversárias, simplesmente 6 vezes Campeão Paulista, fantástico…

Inigualável, Fantástico, Sensacional, como adjetivar a carreira deste jogador? Elisio dos Santos Teixeira, para nós amantes do futebol, Teixeirinha, um dos maiores atacantes que o futebol brasileiro teve, um ponta esquerda sem igual. Nasceu em São Paulo em 4 de março de 1922, aos 95 anos, aposentado curte as glórias do passado.

O São Paulo da década de 40 ficou conhecido como o “Rolo Compressor” e conta a história, que a torcida Tricolor quando ia ao Pacaembu não perguntava se o time venceria, mas sim por quanto ganharia do adversário pois a certeza de goleada era grande. O São Paulo Futebol Clube em 10 anos simplesmente ganhou 5 títulos estaduais, façanha somente alcançada pelo próprio São Paulo na década de 80 e superada pelo Santos em 60 mas lógico esse era o Santos de Pelé.

Teixeirinha é o 2º jogador que mais atuou pelo Tricolor, sendo somente superado por Rogério Ceni, ao todo foram 516 jogos, sendo 309 vitórias, 102 empates e 105 derrotas, marcou nada mais nada menos que 183 gols, o que o torna o 4º maior artilheiro de nossa história.

Publicidade

Resultado de imagem para teixeirinha spfcUma clássica jogada desse craque era pegar a bola, tirar do lateral adversário e correr para o ataque, a poucos metros da linha de fundo virava a direita e tocava para um companheiro marcar o Gol, isso quando não era ele próprio que balançava as redes levando torcedores a loucura e adversários superados.

Chegou ao aspirantes do São Paulo em 1º de agosto de 1939 e logo se profissionalizou, seu último jogo foi em março de 1956 tendo conquistado 6 títulos paulistas 1943, 1945, 1946, 1948, 1949 e 1953, um Super Campeão. Durante sua passagem pelo Tricolor utilizava o armário de número 1, o que demonstrava o grande prestígio que tinha junto aos companheiros. Nunca jogava mal, podia não ser o melhor do jogo, o melhor do time, mas sua marca era a regularidade. Infelizmente pelos acontecimentos da 2ª Guerra Mundial não jogou pela Seleção Brasileira.

Ao deixar o São Paulo foi para a Portuguesa Santista, mas não se sentia bem vestindo outra camisa que não a de seu Amado Tricolor, então resolveu abandonar de vez o futebol e seguir sua vida em outros desafios, porém sem nunca deixar de ser apaixonado torcedor Tricolor.

Teixeirinha, um baluarte Tricolor, um Campeão, um Apaixonado São Paulino, obrigado craque por tudo que fez por nosso Tricolor.

Nesta semana esta Coluna rende homenagem ao Craque Pelé que no último dia 23 completou 77 anos, muitos foram os craques brasileiros, mas só um foi Pelé, Parabéns Rei.

Gustavo Flemming, 40 anos de amor ao SPFC, é empresário no segmento de pesquisa de mercado e consultoria em marketing.

Contato: [email protected]

ATENÇÃO: O conteúdo dessa coluna é de total responsabilidade de seu autor, sendo que as opiniões expressadas não representam necessariamente a posição dos proprietários da SPNet ou de sua equipe de colaboradores.