Terças Tricolores – O Planejamento 2018

3930

Não tenho a intenção de iludir nenhum dos meus queridos leitores e, para tanto, vamos manter os pés no chão e fazer a conta do básico para, depois de alcançar essa meta, ver o que ainda dá para fazer no campeonato.

A contagem regressiva para fugir do rebaixamento continua forte. Com a vitória sobre o Goianiense, faltam 4 pontos para atingirmos os 47. O jogo de quinta, contra a Chapecoense, pode bater o martelo para a nossa permanência na série A e, a partir daí, poderemos pensar no planejamento de 2018, tema da  coluna de hoje.

O portal UOL deu uma notícia sobre uma possível barca que sairá do clube para a próxima temporada. Os nomes, inicialmente, são: Denis, Renan, Bruno, Buffa, Lugano, Edimar, Denilson, Gilberto, Marcinho e Nem. De maneira bastante honesta, eu não chorarei pela saída de nenhum deles. Espero, apenas, que o Lugano tenha uma despedida a altura do ídolo que ele é e de tudo que representa para o clube.

Levando em conta que o Aderllan, Jucilei, Hernanes e Marcos Guilherme (fica até o fim do ano, mas o clube pode solicitar sua volta) estão emprestados (nenhum deles sai no começo do ano, acho, mas sairão alguns no meio do ano, o que é ainda mais preocupante, afinal, perderemos força no meio do campeonato), nós temos um problema.

Publicidade

Temos 14 prováveis saídas, mais as propostas que podem aparecer por Caio, Cueva, Pratto, etc. Temos alguns atletas emprestados, Wellington, Breno, Hudosn, Reinaldo e Maidana, que podem voltar/servir como moeda de troca. Acredito que o Maidana vá retornar ao SPFC e os outros seguirão seus caminhos.

A questão agora é: o que fazer? Quem trazer? Quais as possibilidades?

Se a lista da UOL estiver correta, não vejo grandes perdas técnicas para o time. O Buffarini pode ser trocado por outro jogador sul americano e os outros nos economizarão um bom valor em salários. Quanto aos emprestados, tirando o Aderllan que não apresentou muito, os outros são unanimidades. O Hernanes, então, não preciso falar nada.

Com a possível vinda do Kaka, que deve começar a negociar seu contrato ainda essa semana, o time ainda precisará de peças para o elenco. Vejo que, pelo menos, goleiro, zagueiro, laterais (para os dois lados), meias e atacantes velocistas precisarão ser contratados. É preciso fazer um esforço monumental para ficar com Hernanes ou Jucilei.

Óbvio que a minha preferência é o Profeta, mas não se sabe até agora o valor que ele custa. Marcos Guilherme, que encerra o empréstimo no fim de 2018, ainda tem tempo para mostrar mais e, quem sabe, ficar no BR.

Acho que o Walter, sempre especulado, é um bom nome para reforçar o gol, assim como o Zeca, que está brigando com o Santos. Para a lateral direita, sinceramente, não vejo nenhuma solução/revelação a curto prazo. TALVEZ seja o caso de manter o Militão e subir alguém da base para compor o elenco, por exemplo.

Nosso meio que tem o Petros (jogador contratado em definitivo) precisaria de mais atenção. Petros e Cueva formam uma espinha dorsal muito forte e, conseguindo a permanência de Jucilei ou Hernanes, facilitará para o quarto jogador, seja ele quem for.

O nosso ataque, com Marcos Guilherme e Pratto é um ataque de respeito, mas que precisa de reposição. Quem serão os reservas dos dois? Maicosuel? Brenner vai jogar mais? Precisa de investimento e atenção nessa posição. Apostaria no Brenner durante o Paulista para ver o que o menino pode mostrar.

O Lucas Fernandes e o Shaylon também merecem mais chances nesse campeonato “mais fraco”. Se, mesmo assim, não renderem, é o caso de emprestar e ver o que acontece. O Hernanes mesmo, antes de brilhar, precisou de uma rodagem extra para pegar a “casca” de jogador.

Eu, sinceramente, não sei o que esperar para o ano que vem. Não temos a certeza nem do fornecedor de material esportivo. O Pinotti, que se mostrou um péssimo dirigente, terá a missão de montar um time competitivo para 2018, afinal, desde 2012 não ganhamos nada. Já se vão 5 anos e as perspectivas não são promissoras para o ano que vem.

Se a vaga para a pré-Libertadores vier a chance de ter que investir em um time mais forte é maior, afinal, entrar para passar vergonha não é muito a nossa (embora dessa diretoria eu não duvide de nada).

E vocês? Estão observando algum jogador promissor para o SPFC contratar? Deixa sua sugestão de como montar o elenco com jogadores POSSÍVEIS.

Dúvidas ou reclamações?

@Abroliveira ou [email protected]

Abrahão de Oliveira é jornalista, formado pela Universidade Metodista de São Paulo, dono da @spinfoco, são-paulino e tem o sonho de cobrir um mundial de clubes com o clube do coração. 

2 COMENTÁRIOS

  1. Entre os que eu gostaria que viessem e os que realmente devem vir tem uma distância muito grande.

    Provavelmente nossa diretoria já está trabalhando essa questão, o nosso olheiro deve estar visitando os departamentos médicos dos adversários para ver se encontra algum jogador bichado, ou se recuperando de uma série lesão no ligamento cruzado.

    Com certeza estão de olho na lista de dispensa dos times que cairão para a série B e C, e assim evitar custos elevados.

    E com certeza também estarão de olho em jogadores em fim de carreira para trazer os holofotes para o nosso lado e iludir mais uma vez a torcida