Memórias Tricolor #30 – Honra, Dignidade e Respeito

488

Chegamos a 30ª Coluna Memórias Tricolor, e não podia ser em data mais especial, esta é a ultima edição do ano, e com muita alegria gostaria de agradecer a pessoas importantes, inicialmente ao meu amigo Carlinhos Novack por acreditar, ao Artur em permitir o sonho virar realidade, André Bovenzi que semanalmente cobra pauta, revisa e exige melhorias a cada edição, e o meu agradecimento especial a você meu amigo e leitor que nos acompanha, elogia e critica. Essa coluna é dedicada a todos os torcedores, de TODOS os times.

Muito Obrigado, e…

Resultado de imagem para spfcDesde sua fundação o São Paulo Futebol Clube sempre foi vencedor, logo em seus primeiros anos os títulos e conquistas foram tornando o Clube um dos maiores do país. Já na década de 40 foram 5 Campeonatos Paulistas em 10 anos, na década de 70, o Campeonato Brasileiro teve a 1ª edição em 1971, e sete anos depois o São Paulo era um dos poucos clubes a ser Campeão, na década de 80 foram outros 5 Paulistas e mais um título Brasileiro.

Na década de 90 o São Paulo conquistou 3 Paulistas, 1 Brasileiro, a América com 2 Libertadores e o Mundo em façanha somente conquistada pelo Santos de Pelé. O Mundo se tornou pequeno para o São Paulo que venceu as melhores equipes da Europa. Somente de 1954 a 1969 o time não conquistou campeonatos, mas construiu seu maior patrimônio físico o grandioso Estádio Cícero Pompeu de Toledo, como já contamos nesta coluna.

Publicidade

Os anos 2000 chegaram e os títulos também, além do Campeonato Paulista, a América e o Mundo se renderam ao Tricolor, e após ser o time brasileiro mais vezes Campeão do Mundo, o São Paulo realizou um feito inédito, foi Tricampeão Brasileiro, e chegou ao sexto título, sendo o Clube mais vezes Campeão desde sua fundação.  

Em 2006 o São Paulo fez 78 pontos em uma campanha com 22 vitórias, 12 empates e apenas 4 derrotas. Em 2007 foram 77 pontos, 23 vitórias, 8 empates e 7 derrotas. E 2008 para desespero dos adversários 75 pontos em 21 vitórias, 12 empates e 5 derrotas, depois de estar 11 pontos atrás do líder Grêmio no início do segundo turno, três incríveis campanhas, muitos heróis e um exemplo de organização e administração para todos os Clubes Brasileiros e também do Mundo. Pela segunda vez seguida um técnico iniciava a quarta temporada seguida, na década de 90 o Mestre Telê Santana, de 2006 a 2009 Muricy Ramalho.

Então o Maior Clube do Brasil em 2012 conquistou a Copa Sul-Americana, e desde então as campanhas em todos os campeonatos oscilam entre péssimas e horríveis, com poucos lampejos de alegria para a Torcida Tricolor. Nos últimos 5 anos somente em 2014 o São Paulo foi vice-campeão, mas 10 pontos atrás do Cruzeiro, desde o período glorioso encerrado em 2008, o São Paulo sofreu 15 trocas de treinador, montou e desmontou elencos inúmeras vezes ao início e durante a temporada, trocou de presidente 3 vezes, sendo 1 afastado, diretores e conselheiros se atacando publicamente e como resultado o torcedor assiste os adversários conquistando títulos.

Ao encerrar 2017, o São Paulo ficou em 13º lugar no Campeonato Brasileiro, com mais derrotas que vitórias (14/13) e após passar muitas rodadas na terrível zona de rebaixamento o torcedor Tricolor somente comemora o fato de jamais ver seu time ser rebaixado. Assim essa Coluna se une a todos os torcedores e implora a diretoria, honrem nossas tradições e glórias, se inspirem em Décio Pacheco Pedroso, Roberto Gomes Pedrosa, Cícero Pompeu de Toledo, Laudo Natel, Claudio Aidar, Henri Couri Aidar, Antônio Galvão, José Eduardo Pimenta. Respeitem a Nossa Grandiosa Torcida.

A todos os leitores um Feliz Natal e um ano de muita luta, vitórias e conquistas! Que venha 2018!

Dedico essa coluna ao meu Amado Filho Victor Gabriel Flemming, a cada semana que o Pai escreve é como se contasse uma história a você, e com isso amenizo um pouco minha dor e saudade.

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindoGustavo Flemming, 40 anos de amor ao SPFC, é empresário no segmento de pesquisa de mercado e consultoria em marketing.

Contato: [email protected]

ATENÇÃO: O conteúdo dessa coluna é de total responsabilidade de seu autor, sendo que as opiniões expressadas não representam necessariamente a posição dos proprietários da SPNet ou de sua equipe de colaboradores.