SPFC 4.0 – Um novo velho Morumbi

1108

Resultado de imagem para MorumbiEssa semana o bem informado Bruno Grossi publicou uma excelente reportagem onde aponta um relatório com alguns estudos que estão sendo feitos para melhoria do nosso Morumbi. Apesar dessas benfeitorias serem o básico que o estádio já deveria ter, pelo menos estamos correndo para melhorar o local que mandamos nossos jogos.

Alguns desses pontos já tinha por mim que deveriam ser feitos e por isso abordarei eles colocando o meu ponto de vista:

Iluminação led e telões: além da iluminação led ser de manutenção muito mais barata, o Morumbi ficará com um aspecto diferente e melhor iluminado, assim como os telões darão mais uma oportunidade de geração de negócios se o marketing atuar corretamente.

Prédio estacionamento: essa é a principal reclamação dos que frequentam o estádio pois o local não é de fácil acesso para transporte público e os estacionamentos são muito caros. Claro que existe a promessa para a chegada do metro até julho desse ano mas não podemos  acreditar muito porque o governador vem adiando sistematicamente essa estação.

Publicidade

Eletricidade: aqui temos a parte da instalação de uma usina de energia limpa e, consequentemente, desvinculação da energia fornecida pela Eletropaulo. O fato de não depender absolutamente nada do Estado é uma ideia que me atrai muito pois não teremos mais os riscos de falta de luz em jogos e em eventos que poderão ser realizados no Morumbi.

Mini-antenas: outra reclamação constante em jogos com publico alto e essa eventual parceria com as operadoras telefônicas será extremamente benéfica visto que o clube poderá fazer ofertas de qualquer produto e propaganda de parceiros aos torcedores que estiverem no Morumbi.

Identidade visual: para mim esse é o ponto principal a ser desenvolvido pois os são-paulinos são fissurados no Morumbi. Entendo que a diretoria de marketing deveria explorar melhor o slogan “El Morumbi te mata”, aumentando mais ainda a ligação com o estádio e assim fazendo com que os torcedores cheguem antes do horário dos jogos com as suas famílias para consumires os produtos dos patrocinadores e até mesmo na futura loja da Adidas. Precisamos fazer com que o torcedor fique mais tempo nos arredores do estádio e elevando o superávit do bem tricolor. E com isso a praça de alimentação ter uma captação ainda mais de recursos para o SPFC e seus patrocinadores.

Anel inferior: eu não vejo tanta necessidade de fazer essa reforma porque gosto do desenho atual do estádio, com a sempre possibilidade de volta olímpica nas cores do nosso tricolor. Entendo que é muito mais prioritário cobrir as arquibancadas e mais uma vez aumentar a possibilidade de publico em dias chuvosos.

Mesmo com essas alterações acima, existem outras melhorias que poderiam ser feitas para uma aproximação ainda mais da torcida e gerando proposta de valor ao estádio. Tais como: fechamento das ruas em volta do estádio aumentando assim a praça de alimentação ao ar livre, patrocinadores e parceiros ofertando produtos no lado de fora do estádio, incentivo para que os torcedores vão ao estádio mais cedo dos horário de jogos com fixação da identidade visual através das redes sociais do clube.

Bom, é isso. Espero que tenham gostado e estou aberto a sugestões em cima das minhas opiniões a respeito das “reformas” que estão sendo estudadas para o nosso sacrossanto.

SEMPRE: FORA LECO!!!!!

Um grande abraço e bom final de semana!

Vicente Bonna é analista de sistemas de formação e gerente de projetos de profissão. Viciado em tudo a que se refere ao São Paulo Futebol Clube e por isso gosta de falar sobre.

Contato: [email protected]
Twitter: @vicentebonna

ATENÇÃO: O conteúdo dessa coluna é de total responsabilidade de seu autor, sendo que as opiniões expressadas não representam necessariamente a posição dos proprietários da SPNet ou de sua equipe de colaboradores.

 

2 COMENTÁRIOS

  1. Bonna: gostei muito das informações e concordo com a visão de não mexermos no desenho do anel inferior. O projeto do nosso Palácio de Buckinghan, como dizia o personagem Didu Morumbi do saudoso Estevam Sangirardi, tem história. É de autoria, como vocês bem sabem, do consagrado Vilanova Artigas. Não foi como algumas areninhas de meia tigela, sem DNA.