SPFC 4.0 – Base Tricolor

1425

Esse final de semana começa a vigésima segunda rodada e para o nosso tricolor será amanhã com o duelo contra o Fluminense. Devido a lesões e suspensões por cartão amarelo, o SPFC deve ter um meio de campo contendo a maioria dos jogadores formados pela base tricolor e isso é mais um ponto positivo na gestão do Raí com a comissão técnica do Aguirre. A dupla de volantes será a mesma que jogou muito bem contra o Cruzeiro: Luan e Liziero. Também devemos ter o Shaylon jogando no meio de campo no lugar do Nenê.

Devido a boa fase que o time está vivendo, ao contrário do que vinha acontecendo nos últimos dois anos, o técnico são-paulino está conseguindo rodar o elenco e fazer com que os moleques da base possam ser aproveitados no elenco profissional sem toda aquela pressão por resultados que vivemos em 2016 e 2017. Mas os péssimos anos que o clube vivia fez com que alguns jogadores promissores não tenham conseguido, caso do Lucas Fernandes. O São Paulo emprestou o Paulinho Boia para um clube português da segunda divisão, e aproveitou para incluir o Lucas Fernandes no negócio. Entendo que esse ano será muito proveitoso para ambos os jogadores mesmo para o Boia que teve poucas oportunidades no time principal. Sou contrário a emprestar jogadores para clubes da série B e prefiro futebol europeu por dois motivos: infraestrutura e conhecimento tático. Com exceção do Rogério Ceni, não vejo técnicos com conhecimento tático o suficiente para evoluir os jogadores emprestados e os campos, em que eles jogarão, terão uma infraestrutura razoável para que os meninos consigam evoluir para no ano que vem possam acrescentar e muito no time principal. Tenho muitas esperanças no Lucas Fernandes pois fez alguns bons jogos no time titular e o Paulinho é um excelente atacante pelos lados, tendo um futuro muito promissor no elenco principal. Fora que não temos conhecimento de nenhum caso de indisciplina dos jogadores, muito pelo contrário, sempre estavam junto com os demais jogadores nos vídeos de bastidores. O Lucas Kal foi emprestado ao Vasco da Gama, clube da série A que deve brigar contra o rebaixamento no campeonato brasileiro vigente, porém, terá a bagagem de jogar como titular e vimos jogadores não aproveitados pelo SPFC, serem evoluídos apenas com o tempo em campo pelo clube carioca.

Por outro lado, o empréstimo dos jogadores acima abrirá três vagas, segundo o próprio Aguirre em entrevista para o portal Gazeta Esportiva, e podemos ter mais jogadores bem avaliados dentro do São Paulo. Veremos novos três jogadores treinando com o elenco profissional e podendo ser aproveitados no time titular. Vide caso do Luan e Liziero. Temos uma pessoa na comissão técnica que conhece a base são-paulina muito bem, Jardine, e com certeza trará jogadores que poderão ser aproveitados em jogos do campeonato brasileiro. Pelo conhecimento do Jardine, o técnico Aguirre saberá qual o melhor aproveitamento dos meninos que subirão para o principal.

É muito bom ver o nosso São Paulo novamente nos eixos certos, muito graças ao trabalho do Raí na diretoria de futebol e respaldado com os demais diretores remunerados que fazem excelentes trabalhos em suas áreas. O time tricolor paulista está disputando rodada a rodada o título de campeão brasileiro muito vindo dos investimentos que foram feitos acertadamente no elenco mas também está fazendo com que os jogadores da base estejam sendo vistos e entregando resultado no elenco profissional.

Publicidade

SEMPRE: FORA LECO!!!!!

Um grande abraço e bom final de semana!

Vicente Bonna é analista de sistemas de formação e gerente de projetos de profissão. Viciado em tudo a que se refere ao São Paulo Futebol Clube e por isso gosta de falar sobre.

Contato: [email protected]
Twitter: @vicentebonna

ATENÇÃO: O conteúdo dessa coluna é de total responsabilidade de seu autor, sendo que as opiniões expressadas não representam necessariamente a posição dos proprietários da SPNet ou de sua equipe de colaboradores.