Febre Tricolor – Dificuldades táticas e técnicas

555
Defesa do São Paulo apresenta falhas em estreia (Foto: Yan Resende)

Ainda em busca de sua primeira vitória como treinador, apesar da conquista da Flórida Cup após dois empates, Rogério Ceni viu seus comandados sucumbirem neste domingo diante do Audax, em Barueri. Foram quatro gols sofridos diante de uma defesa que parecia apresentar sinais de melhora, além de uma ineficiente produção ofensiva, principalmente no segundo tempo de jogo; redundando no placar final favorável para os donos da casa ao vencer o São Paulo por 4 a 2.

Alguns erros visíveis precisam ser corrigidos já no início de trabalho. O São Paulo perde em profundidade com a escalação de Júlio Buffarini como lateral esquerdo. O jogador fica deslocado, perdendo suas características de auxílio ao ataque e apesar de sempre avançar como opção, já que não vai pra linha de fundo, não é acionado pelos meias. Não se causa qualquer prejuízo ao setor direito do adversário.

Especialmente no primeiro tempo de jogo contra o Audax, quando Wellington Nem ainda estava em campo, o Tricolor apresentou um rombo na meia cancha. Rodrigo Caio, deslocado para primeiro volante, não conseguia conter as rápidas investidas e toques envolventes do time do Audax e o posicionamento da zaga ficou totalmente prejudicado. Pelo lado esquerdo, Douglas batia cabeça e propiciava muitas jogadas ao rival. Somente com a entrada de Cícero o setor ficou mais povoado e melhorou na organização.

Poder de decisão comprometido

Publicidade

Se a parte tática é problema, na técnica não é diferente. Quando o São Paulo é organizado o poder de decisão da estrela solitária Cueva, aparece. A limitação do Tricolor poderá trazer dificuldades ao técnico Rogério Ceni, uma vez que não há investimentos capazes de trazer jogadores de qualidade para o setor ofensivo da equipe.

No jogo de hoje, por exemplo, o argentino Andrés Chavez foi bem com dois gols e perdeu outras três jogadas fáceis. Não há quem auxilie o peruano, ainda que minimamente. Pra piorar, Ceni não conta mais com o talentoso David Neres. O trabalho está apenas no início, mas são muitas as coisas a se produzir.

Contato:

@RealVelame ou [email protected]

Alexandre Velame é Jornalista e Advogado, são-paulino há quase três décadas e usuário da SPNet desde 1997. Escreve nesse espaço aos domingos.

ATENÇÃO: O conteúdo dessa coluna é de total responsabilidade de seu autor, sendo que as opiniões expressadas não representam necessariamente a posição dos proprietários da SPNet ou de sua equipe de colaboradores.