Além das 4 linhas – A lateral direita

1009

Foram anos reclamando e clamando por uma boa contratação para a lateral direita que chegasse  e assumisse  a posição que foi de tanta gente boa. O clube caprichou e já trouxe logo dois caras para assumir o lugar. Foi uma surpresa enorme a vinda do Daniel Alves, mas o clube precisava de um cara que chegasse e fizesse uma revolução dentro e fora do campo. Daniel Alves vai mudar a cara do time.

Acredito que o clube tenha um bom elenco agora. Vai brigar pelo título deste BR se alguns começarem a jogar bola como sabem jogar. São os casos de Hernanes, Pato, Pablo, Rojas, Everton, Reinaldo e Liziero que precisam ter uma sequencia boa. Todos eles estão devendo de alguma forma e são muito importantes. Somando isso ao recém chegado Raniel temos quase todos os jogadores importantes de ataque do elenco ainda devendo. É muita coisa. Hernanes precisa reagir de forma urgente. Ele é o mais importante junto com Daniel Alves agora, seguidos de Pato. Os mais experientes do elenco devem dar as cartas no jogo, não tem por onde fugir. São os caras que o resto do time olha na hora do problema.

Eu vejo claramente uma mudança radical na qualidade das contratações em todo o ano de 2019 quando comparado aos últimos anos. As dispensas foram importantes e boas. A contratação do treinador também é decisiva para as escolhas dos jogadores. Como sempre fiz questão de escrever, treinador fraco aceita qualquer coisa. Treinador rodado faz a lista e discute de igual para igual  com toda a diretoria. Cuca não é o sonho de muita gente, mas sabe das coisas. O Cruzeiro dispensou Mano Menezes. O cara ficou 3 anos no clube mineiro e levantou 4 taças, o bi do campeonato  estadual e o bi da copa do brasil. É disso que o mais querido precisa, de uma sequencia de trabalho de gente que  sabe e que tem taças pesadas na bagagem. Como  o SPFC é muito maior que o Cruzeiro, pode acontecer  de aqui as taças serem mais interessantes se Cuca ficar um bom tempo. Dentre os treinadores brasileiros não vejo muita vantagem trocar  Cuca por algum, sinceramente. A sensação do momento é o Sampaoli, mas vamos esperar para ver se o clube dele vence alguma coisa. O argentino  não vem de bons trabalhos.

Na apresentação do Daniel Alves o presidente Leco disse que o clube está trabalhando na direção de separar o futebol das demais áreas do clube. É uma ótima notícia. O SPFC precisa partir para a profissionalização da sua  administração. Chega dos políticos mandarem no clube. Os critérios para a escolha dos profissionais em qualquer organização devem ser sempre tendo como base a meritocracia. O inverso aconteceu nos últimos anos com trágicos resultados.

Publicidade

Finalizando, o que esperar do clássico deste sábado? Eu espero ver evolução em todos os sentidos. Cuca teve tempo para treinar. Os jogadores tiveram tempo para aprimorar a parte física. O caminho do time obrigatoriamente tem que ser o da evolução a cada partida. Ainda há jogadores importantes fora de jogo, casos de Rojas, Pablo, Liziero, Daniel Alves e Juanfran. Olha que curioso: Quem destes 5 jogadores não será titular? Como melhorou a qualidade do elenco. Impressionante.

Salve o tricolor paulista, o clube da fé.

Carlito Sampaio Góes