Além das 4 linhas – Sampaoli

1070

Com a demissão do Mano Meneses o SPFC, caso tenha interesse, ganhou um concorrente de peso para contratar o bom treinador Argentino, que pode estar saindo do Santos. Sampaoli é sonho antigo do tricolor e seria muito bem vindo em minha opinião, pois trata-se de treinador vitorioso e que coloca seus times no ataque com futebol bonito. Mas como todo bom profissional, tenho certeza que vários clubes querem seus serviços e o cara vai poder escolher a melhor proposta.

Mas qual seria a melhor proposta para um treinador deste nível? Em minha opinião de torcedor o dinheiro não vai decidir, já que vários clubes poderão pagar um salário à altura do profissional qualificado que ele é. O que vai decidir é a perspectiva de vitórias e conquistas importantes para somar na carreira do treinador.  Se Sampaoli pretende ficar no Brasil, o Crefisa é boa opção já que é o mais forte concorrente do Flamengo e o único, até este momento, que pode enfrentar os cariocas mais de perto. Por si só já é um baita desafio e é de desafios que é feita a vida. Quem vencer o Flamengo em 2020 será recompensado por muito reconhecimento profissional. O SPFC pode oferecer a Sampaoli um bom pacote para o próximo ano? Eu acho que não. Na verdade vejo o SPFC de 2020 como o mesmo de 2018 e de 2019, ou seja, um clube “médio” que disputará vaga para a Libertadores.  A guerra política nos bastidores não oferece ambiente de paz e prosperidade, tudo o que um bom profissional deseja e uma organização de sucesso tem obrigatoriamente.

Na verdade, antes de tudo, eu gostaria de saber o que o SPFC vai fazer de Pato, Hernanes e Everton, os maiores frequentadores de enfermarias do país. Eu ficaria com Pablo sem sombra de dúvidas. Rojas também é bom nome para o próximo ano, eu ficaria com ele. Hernanes ainda pode jogar em alto nível? Sou admirador do futebol do nosso profeta, mas o ano de 2019 me deixou um pouco pessimista com o resto da carreira dele. E Everton, vai parar de se machucar? O Pato tem vontade de continuar a jogar bola? Os 5 nomes citados são importantíssimos para o elenco e uma decisão precisa ser tomada, já que os salários deles impede o clube de os substituir sem os dispensar. Os 5 são bons jogadores sem sombra de dúvidas.

E vamos combinar que com dúvidas sobre estes 5 bons jogadores fica difícil convencer um cara a treinar o SPFC. Estamos falando do ataque todo. O Antony será vendido. Aliás, é muito chato, mais uma vez, ver um cara começar a jogar bem e sair antes de jogar o que pode e vencer campeonatos pelo clube formador. Triste sina de um clube mal administrado e que por isso a toda hora precisa de dinheiro. Se o clube é bem administrado estaríamos com estádio lotado, boas rendas, boas vendas de camisas e PPV e com muitas premiações em dinheiro por checar entre os primeiros nos campeonatos. A renda do jogo de ontem não paga um único salário de um bom jogador dos dias atuais.  Assim não vamos longe, como não estamos indo mesmo.

Publicidade

Com um grande treinador em 2020 e resolvendo esta questão dos 5 jogadores citados acima já teríamos feito um BR19 muito diferente do que fizemos. Isso pode ser alcançado no próximo ano. Mas com 3 treinadores em 2018 e 4 treinadores em 2019 não foi possível sonhar com alguma coisa. Olhando pelos olhos do Leco, vejo 2020 como chance de eleger um parceiro. Se o ano for bom, um amigo do mesmo e péssimo grupo político se elegerá no fim do ano. Se o ano não for bom no fim do ano o clube pode ter a oportunidade de mudar. O clube precisa urgentemente de boas administrações.

Eu vejo claramente dois degraus para o SPFC subir numa eventual boa administração que o clube pode ter: O primeiro é alcançar bons objetivos com a capacidade financeira atual mas sendo bem administrado. Imagino o Grêmio como um clube deste nível. O segundo degrau a subir é conseguir um nível financeiro superior e também sendo bem administrado poder sonhar com coisas maiores. Vejo Flamengo e Palmeiras neste degrau.

Como será o SPFC em 2020? Sampaoli começaria a mudar o patamar do time!

Salve o tricolor paulista, o clube da fé.

Carlito Sampaio Góes