Além das 4 linhas – Dom Dario

330

Nesta segunda feira encontrei mais uma vez Dom Dario Pereira, o melhor camisa 4 que vi no SPFC, passeando com seu cachorro na rua da minha casa. Brinquei com ele: Poxa Dom Dario, bem agora que o time estava numa crescente pararam tudo! Ele respondeu: Essa foi fogo.

Pois é meus amigos, o vírus chinês chegou e pegou a todos de surpresa. E o time estava bem mesmo. Eu já escrevi e digo sempre que este SPFC pode vencer qualquer um dos grandes do nosso estado. Aqueles pontos que perdemos por “falhas” dos árbitros me chateiam a toda hora. O SPFC é o líder moral deste campeonato paulista 2020 e se ele acabar por aqui, espero que nenhum clube seja considerado campeão.  Ainda é cedo para dizer o que vai acontecer com o paulista, com a libertadores e com o brasileiro, ninguém sabe de nada. Isso é um drama gigante para a saúde e para a economia do mundo inteiro.

Como minha cabeça não para nunca, fico imaginando  o futuro deste elenco. O Antony nós já sabemos o que vai fazer. E o Igor Gomes? O vejo  como o próximo a ficar na mira dos clubes ricos dos países ricos. Infelizmente não podemos competir financeiramente com a Europa. O próprio jogador quer sair por outros motivos  além da grana. Eu já escrevi aqui neste espaço que vejo o Flamengo usando de uma estratégia interessante: Vendeu os moleques bons de bola que revelou e comprou alguns menos valorizados. De certa forma o nosso SPFC também fez isso com Tchê Tchê, Vitor Bueno, Pato e JuanFran por exemplo. Estes 4 vieram de fora. Temos outros no elenco além destes que também vieram de fora, é verdade. Eu quero elogiar o trabalho de montagem deste elenco atual. Tá certo que desde a chegada de alguns que estão aqui hoje, outros chegaram, foram caros, e já se foram sem render. Mas vejo o atual momento da comissão e da diretoria melhor neste sentido. Foi o que declarou o Alexandre Pássaro num programa recentemente. Isso é uma verdade. Eles evoluíram.

Como escrevi na coluna passada, a saída do Antony vai deixar o elenco sem um cara diferenciado e de velocidade na frente. Este buraco terá que ser tampado de alguma forma. Eu perguntei semana passada se o cara a ocupar este espaço de jogador de velocidade poderia ser o Helinho. Será que o Brenner ou mesmo Toró podem subir de produção em curto espaço de tempo? Inicialmente  poderíamos pensar que o substituto natural do Antony é o Pablo, mas este jogador não tem a velocidade e a característica de jogar fazendo linha de fundo. Nós temos no elenco o João Rojas. Mas com quase dois anos parado é complicado apostar nele agora. Aliás, o contrato dele termina agora no meio do ano. Espero que a diretoria de o respaldo necessário ao jogador. Na verdade não é perfil do clube abandonar o profissional. Tenho certeza que o  SPFC vai tentar uma renovação para poder trabalhar na recuperação do futebol dele. Enquanto ele trabalhar para recuperar seu futebol, e isso levará um bom tempo,  alguém deveria ser contratado para jogar naquele lado direito do ataque. Ainda não vejo os 3 moleques citados podendo render. O Diniz tinha feito uma aposta no Helinho, mas infelizmente ele teve uma contusão. Mas eu não sei cravar que ele será este cara já neste ano.

Publicidade

No mais o time estava bem e o elenco tem peças. Talvez estejam pensando em alguns jogadores para melhorar o elenco e um bom lateral esquerdo seria legal.  Para a lateral direita o elenco tem opções, para a zaga também, volantes tem, meia tem e camisa 9 tem. Para a posição de atacante de lado não temos opção com a saída do Antony. Esta é a maior lacuna do elenco, além de uma boa opção a Reinaldo, já que “Pelé cover” está um pouco abaixo neste momento.

Salve o tricolor paulista, o clube da fé.

Carlito Sampaio Góes