Além das 4 linhas – Vamos com calma!

14

No futebol tudo é 8 ou 80, ou seja, nada racional, tudo emocional. Escrevo isso por conta da empolgação com o Diego Costa, o novo zagueiro a ocupar o setor central. A colocação na tabela de classificação também merece um cuidado especial.

Nenhum time brasileiro está apresentando um bom futebol por várias razões, mas a maior delas é a parada de 4 meses sem jogos de nenhuma espécie. Quando os atletas entram em férias, eles ficam 20 dias sem aparecer no clube, mas todos jogam várias partidas de futebol junto de amigos. Desta vez foram 4 meses sem nenhuma atividade coletiva. Muda tudo segundo os especialistas. Por conta deste fraco futebol até aqui, não podemos cravar o favorito, mas em minha opinião o Flamengo será o campeão caso encontre harmonia com o novo treinador. O elenco é inigualável com os demais. O Grêmio é sempre forte por manter um trabalho de anos e ter bom elenco, apesar de que com Renato nunca foi bem nos pontos corridos. O Palmeiras também pode chegar. O time do Sampaoli costuma ser bom e com isso o Atlético MG é forte candidato. Eu coloco o SPFC atrás desses. Podem ocorrer surpresas? Acho difícil.

Eu hoje peguei a tabela de classificação do BR19 na décima rodada e a comparei com o resultado final daquele campeonato. Na décima rodada o Flamengo tinha 6 pontos a menos que o Palmeiras, o líder. O Grêmio era o décimo colocado. O Atlético MG era o quarto colocado. Bom, o Atlético MG não ficou entre os 10 no final. O Grêmio terminou na quarta colocação e o Flamengo ultrapassou o Palmeiras disparando na liderança. Os porcos ainda perderam a segunda colocação para o Santos de Sampaoli. O SPFC era o nono colocado e terminou em sexto lugar. Quem já estava na frente na décima rodada foi na frente até o fim. Apenas o Atlético MG despencou e o Flamengo disparou.

Publicidade

Falando do BR20, o Grêmio e o Flamengo não ocupam ainda seus lugares corretos na tabela, ou seja, logo estarão entre os 6 primeiros e alguns que estão na parte de cima descerão.  Para mim Vasco, Fluminense e Fortaleza estão bem demais e logo descerão.

O nosso querido SPFC tem um bom time em minha modesta opinião e logo estará com bom futebol. Jogadores como Igor Gomes, Arboleda, Bruno e Vitor Bueno podem render mais do que estão rendendo. O Luciano acabou de chegar. O Juanfran poderá voltar para dar mais consistência defensiva e liberar mais o Daniel quando este voltar. O Hernanes pode ser uma grata surpresa e apresentar um futebol de mais qualidade e ser mais um diferencial  deste elenco. Se isso ocorrer o profeta criará um problema bom ao treinador, já que pode mandar o Daniel para a lateral. Igor Gomes jogava um bolão antes da parada e deve voltar em breve. Mas um jogador falta neste time: Um ponta ofensivo, veloz, goleador e jovem. Eu não acredito que teremos este jogador, já que hoje é a principal peça em todo esquema de todo time de futebol do mundo. Como eu gostaria ver Rojas voltando a jogar bem! Mas com dois anos fora o cara é a maior dúvida do elenco. Nas categorias de base Helinho e Brenner jogaram juntos e arrebentavam. Isso pode ocorrer.

A novidade brasileira do momento é um time ser prejudicado pela arbitragem mesmo o VAR mostrando o contrário. Aqui tudo é diferente do resto do mundo desenvolvido!

Salve o tricolor paulista, o clube da fé.

Carlito Sampaio Góes