Além das 4 linhas – Treinador é caro!

3353

Volto ao assunto treinador, talvez o assunto que mais escrevi e pensei nestes anos todos de reflexão semanal sobre o SPFC e sobre o futebol aqui no SPNet. Quando olho pro passado do nosso clube do coração sempre vejo as grandes conquistas com grandes times e grandes treinadores, com exceção do BR1986 onde o time era uma seleção e o treinador era o Pepe.

Eu vejo o  treinador como o líder do grupo, o comandante. Numa empresa os cargos de líder são sempre dos profissionais mais experientes e com mais conhecimento, além de terem a característica de liderança, aquele cara em quem nos espelhamos de forma natural, muitas vezes  com admiração. Assim deve ser. No futebol o treinador é fundamental para conquistar títulos, pois consegue passar seu conhecimento aos jogadores e consegue que eles sigam esta direção. Está acontecendo no SPFC e com o SPFC uma coisa que considero grave, pois perder o bom futebol de um momento para o outro é coisa muito anormal e séria. Talvez nunca venhamos saber o real motivo disso. Eu prefiro lamentar como torcedor. Os gestores do futebol do clube, no caso o Raí e o Muricy, devem estar quebrando a cabeça.  Estes dois sabem tudo de futebol e conhecem a cabeça do jogador, principalmente Muricy, que tem carreira vitoriosa fora do campo como gestor de pessoas, outra função de todo treinador.

Já faz tempo que o SPFC não contrata um treinador com carreira vitoriosa, tem preferido contratar jogador caro. Eu penso diferente do SPFC.  O caso do Jorge Jesus no Flamengo ilustra bem o que falo. A mesma seleção nas mãos de outros treinadores até aqui não deu tão bom resultado. Eu lamentei muito quando Muricy foi despedido do SPFC em 2008 por pensar exatamente igual a hoje, ou seja, se temos bom treinador com bons resultados, fiquemos com ele. Hoje estamos diante de uma situação muito estranha no clube e a tendência é responsabilizarmos o treinador. Tá certo, o nosso treinador não tem carreira vitoriosa, ao contrário, nunca venceu nada, mas será que ele é mesmo o responsável? O futebol do time caiu muito. Mas a verdade só os gestores saberão e se o SPFC voltar a ser SPFC nas mãos do gestor Muricy, a roupa suja será lavada internamente e nunca saberemos a verdade absoluta. Em minha opinião, antes de sairmos jogando pedras, vamos aguardar os gestores agirem. No caso, temos gente para achar o que está causando tamanha queda de rendimento.

Eu vejo futebol como entretenimento com envolvimento de paixão, mas é preciso cuidado para não perdermos a razão e nos infantilizarmos com reações inadequadas. Perder é do esporte, a forma como está perdendo não é normal, repito.

Publicidade

Voltando ao treinador, o SPFC está numa situação delicada e o desfecho pode ser a demissão do Diniz, afinal, o que está acontecendo é realmente muito estranho. Só não será demitido se a direção encontrar outros culpados. Mas eu venho sonhando com a contratação de um treinador vitorioso faz tempo e o nome atual é o de Marcelo Gallardo, que declarou estar pensando em sair do River Plate. Notícia divulgada é que ele gostaria de receber R$ 2 milhões por mês. Eu confesso que fico pensando que o SPFC deveria tentar contratar. Eu sempre acho que treinador top se paga. Aliás, com os salários de Hernanes, de Diniz, Trellez e Carneiro deve dar para pagar o salário do Gallardo. Eu faria este negócio!

Salve o tricolor paulista, o clube da fé.

Carlito Sampaio Góes

19 COMENTÁRIOS

  1. Do you mind if I quote a few of your articles as long
    as I provide credit and sources back to your site? My blog is in the exact same area of interest as yours
    and my visitors would really benefit from a lot of the information you present here.

    Please let me know if this ok with you. Cheers!

  2. Hey would you mind stating which blog platform you’re working with?
    I’m going to start my own blog soon but I’m having a tough time making
    a decision between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal.
    The reason I ask is because your layout seems different then most
    blogs and I’m looking for something completely unique.
    P.S Apologies for being off-topic but I had to ask!

  3. Hey! I realize this is sort of off-topic but I needed to ask.
    Does building a well-established website such as yours
    require a massive amount work? I am completely new to running a blog however I do write in my journal
    on a daily basis. I’d like to start a blog so I will be able to
    share my own experience and thoughts online. Please let me
    know if you have any recommendations or tips for brand new aspiring bloggers.
    Appreciate it! asmr 0mniartist

  4. What i don’t understood is if truth be told how you are
    no longer actually much more neatly-preferred than you might be right now.
    You’re very intelligent. You already know thus significantly in the
    case of this matter, produced me for my part imagine it from numerous varied angles.
    Its like women and men don’t seem to be fascinated unless it is
    something to do with Girl gaga! Your personal stuffs outstanding.
    At all times take care of it up!

  5. Hur dur treinador min ser mongol da mongolandia cara time com Daniel Alves , Juan Fran, HERNANES caras idosos agora por o SPFC faz isso contrata esses aposentados , é time do Brasil que mais contrata jogador fim de carreira, eu estou até me surpreendendo com a campanha contrata destaque desse Brasileirão e de campeonatos dos vizinhos Venezuela , Bolívia , exemplo olha o Soltedo no Santos , enfim SPFC são Paulo contrata uns fim de carreira e quer que treinador de jeito uma piada …