Além das 4 linhas – O que acontece?

737

Começando pelo início, como diz o poeta, o SPFC foi disputar a semi final da Copa do Brasil e perdeu para o Grêmio a classificação para a grande final. Um resultado normal, não foi uma desclassificação frente a adversário menor. Claro que altera o astral, mas outros objetivos deveriam estar na cabeça de todos. Logo em seguida destas duas partidas vieram derrotas importantes e empates decepcionantes.

A diretoria, como era de se esperar, não veio fazer nenhum comunicado explicando o que teria acontecido para tamanha queda de rendimento poucas vezes vista, afinal de contas, roupa suja se lava em casa. Dos amigos ouço várias tentativas de explicação que passa por salário atrasado, troca de diretoria e briga entre o Diniz e o Tchê Tchê. Realmente aquela reação do Diniz com o Tchê Tchê foi forte e na frente das câmeras, colocando o jogador numa situação delicada frente a torcida. Acho que ali o treinador exagerou na dose e pode ter causado problemas no ambiente. O SPFC perdeu este título dentro de casa, por pontos perdidos dentro de casa, uma coisa anormal e sem uma explicação profissional. Fiz uma rápida conta considerando apenas os jogos de 2021 em casa e encontrei 8 pontos perdidos mesmo mantendo empate com Palmeiras e pensando num empate contra o Inter. Nos jogos fora de casa nem olhei e tem muito ponto perdido para adversário pequeno. O resultado encontrado seriam os mesmos 71 pontos do Flamengo. O jogo desta próxima quinta feira seria uma final inesquecível.

Alguém vai dizer que o Flamengo também tem pontos perdidos. Sim, mas os considerei em momento de troca de treinador e em crescimento como de fato ocorre. A diferença é a perda de rendimento do nosso SPFC. Eu imagino que Brenner poderia estar em caso de disputa de título.

Publicidade

Eu não sou cara de ficar chorando sobre o leite condensado derramado. Também não sou de ficar reclamando sobre as obrigações da vida. Eu tenho o costume de tentar imaginar caminhos e os sigo. Se eu vier aqui mostrar que tal contratação de jogador realizada pelo SPFC foi errada é uma reclamação? Eu vejo isso como uma constatação que faço questão de mostrar. Se eu escrever sobre atitudes erradas do presidente do SPFC ou do presidente da República do Brasil e mostrar também algumas consequências que podem ter origem nestas atitudes erradas estarei “reclamando”? Em minha visão estarei relatando fatos e consequencias que imagino terem ligações. Posso estar errado muitas vezes, mas a intenção será sempre mostrar o que vejo para depois lutar por melhorias e nunca apenas para fazer uma simples reclamação como um garoto chorão. Nunca fui um cara “chorão”, sempre fui de atitudes. Dentro do SPFC vejo poucas boas atitudes em toda parte.

O SPFC continua tendo mais do mesmo, ou seja, problemas de gestão de pessoas(é o que está ocorrendo agora?) e de gestão do futebol em si, ocasionando enormes problemas financeiros no final. Más contratações de jogadores e treinadores são a tônica dos últimos anos, para escrever o mínimo. Não vi treinadores vitoriosos passarem pelo clube, só vi apostas. Crespo é mais uma, que fique claro.

Sobre os enormes problemas financeiros do clube tive nesta semana uma boa conversa com amigos e concluímos que o Flamengo fez um trabalho interessante há alguns poucos anos atrás, quando saneou o clube sem preocupações maiores com conquistas. Isso foi feito imaginando um futuro melhor. Isso é uma boa administração de empresas. As conquistas chegaram quando as finanças estavam em ordem. Nosso SPFC tem a terceira maior torcida, tem estádio próprio e grande. Tem história de glórias e isso tudo ajuda muito na hora de imaginar faturamento. O que falta? Uma gestão profissional que realmente arrume a casa primeiro e depois pense em conquistas. Uma empresa se administra com razão e pouca emoção. O foco deve ser sempre no  resultado e isso o clube não obtém faz anos. Eu vejo uma única saída: O futebol empresa sendo implantado no SPFC.

Salve o tricolor paulista, o clube da fé.

Carlito Sampaio Góes

13 COMENTÁRIOS

  1. I’m really enjoying the theme/design of your weblog.

    Do you ever run into any web browser compatibility problems?

    A small number of my blog audience have complained about my website not operating correctly in Explorer
    but looks great in Chrome. Do you have any recommendations to help fix this issue?