Além das 4 linhas – Crise, que crise?

359

O SPFC vem jogando muito abaixo sem suas principais peças, mesmo com alguns tendo voltado recentemente. Miranda ainda está meia bomba e faz muita diferença. Luan também. Daniel ainda não joga o que pode. Benites ainda não fez bom jogo após a conquista do paulista onde foi considerado o melhor jogador do campeonato. Rigoni chegou agora e ainda faz sua adaptação, apesar de já mostrar qualidades. Leo voltou e foi o melhor em campo contra o Corinthians. Gabriel Sara está no DM, assim como o Insubstituível Luciano. O que chamam de crise eu vejo como falta de elenco para substituir a zaga principalmente, que vira uma peneira pela falta de qualidade dos atuais reservas. Para mim isso é claro desde o tempo de Diniz, que certa ocasião inventou que Arboleda, JuanFran, Luan e Bruno seriam reservas. A defesa virou uma peneira como agora. Então não é crise, é momento.

Espero que o planejamento seja colocá-los em forma para os confrontos pela Libertadores, em 13.07 e 20.07 contra o Racing e depois contra o Vasco pela copa do brasil, em 28.07 e 04.08. Como já declarei, meu foco é a copa do brasil, pelo ineditismo. Falta esta taça para o SPFC.

Talvez este péssimo início de BR21 tenha tirado do clube a chance de título. Foi o preço a pagar para entrar forte no paulista, o título menos difícil da temporada e que o clube precisava vencer. Todo o planejamento da temporada foi feito pensando nisso. O nosso mais querido foi o único clube grande do Brasil a não dar férias aos atletas após a temporada 2020.  A natural consequencia estamos vendo no número de contusões. Risco calculado. Vai ser um ano diferente, onde o clube vai focar nas copas. Quem sabe em 2022, com elenco mais equilibrado, o clube possa focar em todos os campeonatos que disputar?

Leio que o SPFC procura um atacante, mas vejo falta também na zaga e na volância. O que falam é a procura por um 9. Com Luciano, Eder, Pablo, Rigoni, Rojas e Vitor Bueno o ataque tem peças, mas não tem qualidade, ta certa a procura. Como escrevi semana passada, pelo que tenho visto Rigoni e Luciano serão titulares. Eder é bom, mas falta ainda uma sequencia para podermos comemorar a contratação. Pablo é sempre uma promessa que não se cumpre. Rojas hoje é mais para compor o elenco. Vitor jogou pouco no SPFC, tem potencial, mas não engrena. A rigor nosso ataque tem Luciano. Como meia de criação o titular Benites tem Sara como opção e Igor Gomes como segunda opção para a posição, embora sejam diferentes e Igor esteja jogando pouca bola. Como segundo volante o elenco tem o titular Liziero, Nestor e Willian. Primeiro volante só o Luan. Eu não considero mais o Hernanes um jogador de futebol. Na zaga só Bruno como reserva e nas laterais Orejuela, Igor e Wellington. É claro que o elenco é enxuto e que só com time titular e com todos bem o SPFC jogará um bom futebol. Foi isso o que ocorreu no paulista e não ocorre agora, por isso a queda de rendimento enorme em minha modesta opinião.

Publicidade

O que vejo é a comissão técnica trabalhando para os titulares voltarem e junto o bom futebol. Enquanto isso Muricy trabalha provavelmente na lista de dispensa e nas substituições aos que forem embora. Trocar Pablo seria uma boa. Como zagueiro e volante valem menos que atacante, Pablo trocado por alguma boa promessa em uma destas duas posições seria legal. Vitor e Hernanes poderiam sair. Estes três caras devem ter salários elevados inclusive. Falam na saída do Daniel também, afinal, o elenco tem 3 para a posição e não estava no jogo mais importante da  temporada, a final do paulista contra time forte.

Torço pela recuperação dos contundidos, principalmente Miranda e Luciano.

Salve o tricolor paulista, o clube da fé.

Carlito Sampaio Góes