Além das 4 linhas – É preciso mudar

444

Um clube de futebol do tamanho do SPFC não pode ter 3 treinadores no mesmo ano, e isso irá acontecer em 2021. Eu não estou defendendo a permanência do Crespo, estou defendendo mudanças para que uma organização não tenha 3 líderes num mesmo setor dentro do mesmo ano. A empresa onde trabalho não teve 3 líderes diferentes em algum setor em 2021. É preciso mudar o futebol e o deixar como são as empresas. As boas práticas administrativas precisam chegar e ficar no futebol, principalmente no SPFC, um dos gigantes do futebol mais atrasados quando o assunto é a sua administração.

Os motivos que fazem um clube deste tamanho estar patinando há tanto tempo é a enorme participação da política do clube em sua administração. Isso tem que acabar. Hoje qualquer sócio do clube pode eleger-se conselheiro e participar da gestão do departamento de futebol. Isso é um absurdo que vem dos tempos românticos deste esporte, tempos que já ficaram para trás faz alguns anos. A imediata separação do social e do futebol se faz urgente pelo bem do SPFC. Uma gestão profissional que atraia investimentos é obrigatória e urgente. Sabe onde um conselheiro entraria neste novo SPFC? Comprando ações da empresa na bolsa de valores e desta forma injetando muito dinheiro, pois muitos poderiam e passariam a fazer o mesmo. Se a administração for boa, as ações subiriam e logo o SPFC teria muito dinheiro para investimento em todas as áreas do futebol, coisa primordial no mundo atual.

Publicidade

Está mais do que claro a mim a necessidade do clube se modernizar e isso não acontecerá em pouco tempo. Estamos vendo uma série de problemas dentro de campo causados fora de campo. Jogadores fora de forma que acabam de chegar. Falta de opção em algumas posições. Excesso de contusões e demora na recuperação são alguns exemplos. Em minha opinião 2021 é ano de montagem de elenco. Mas um título já veio. A fila acabou. Para brigar por títulos mais importantes do que o estadual o clube precisa estar melhor preparado do que está hoje, muito melhor preparado.

Hoje li uma coisa que me revoltou, pois o jornalista disse que Rogério não terá futuro brilhante no SPFC. Mas que jornalista mais adivinhador de futuro, pensei. O futuro do SPFC só será brilhante se o clube arrumar sua administração, arrumar sua dívida e conseguir fazer altos e bons investimentos no futebol. O futuro do Rogério passa por isso. O clube precisa se arrumar. Eu considero o Rogério um bom treinador, começou muito bem a carreira ao contrário da grande maioria. Mas para vencer no SPFC dependerá de muita coisa e talvez seja isso o que o jornalista adivinhão quis dizer, ou seja, Rogério é bom e o SPFC não parece ser o bom clube que foi. Eu concordo que o SPFC parece não ser mais o mesmo SPFC e o futuro mete medo.

Eu declaro abertamente e quero ser cobrado se errar na previsão: O futebol mudou e agora só com uma administração profissional os departamentos de futebol dos clubes poderão ser vitoriosos. Vou ainda mais longe, só deixando de fazer parte de um clube uma empresa de futebol terá sucesso de agora em diante.

Salve o tricolor paulista, o clube da fé.

Carlito Sampaio Góes