Além das 4 linhas – Reencontro

373

O time parece ter tido um reencontro com o bom futebol segundo tenho notado e toda a mídia comentado. Apenas os gols ainda teimam em não sair, mas as criações de jogadas estão acontecendo em bom volume. O nível das atuações subiu, isso é inegável. Ainda não joga o que jogou no paulista, mas melhorou muito em relação aos últimos meses.

Interessante notar as atuações individuais também, já que alguns jogadores voltaram a jogar bem e outros, que não estavam bem, começam a desempenhar bom futebol no SPFC. Orejuela vem subindo de produção e isso é animador, já que se trata de jogador com potencial. A zaga dispensa comentários. Reinaldo voltou a ser o garçon número um do time. Os moleques do meio de campo são um caso a parte. Liziero na frente da zaga está bem. Igor está jogando demais depois que RC o recolocou no lugar onde gosta de jogar. Sara está de volta voando, também onde gosta de jogar. Quero aqui dizer que sempre gostei do futebol do nosso menino Sara, coisa que nem todos concordam. Eu fiz um texto recente dizendo da nossa falta de paciência histórica com a molecada que chega de Cotia. Isso é curioso já que o SPFC sempre revela, mas os caras são sempre criticados. O quarto homem do meio de campo tem sido Nestor ou Benitez. Para mim Nestor ainda é um menino precisando amadurecer e talvez a posição não seja a dele, mas por falta de opção e por ele ter talento, tem jogado na frente do meio de campo. Benitez é um cara que sabe de futebol mas sempre cai no preparo físico, principalmente se precisa jogar os dois tempos. O Muricy declarou outro dia que com 3 na zaga e 3 no meio o Benitez tem dificuldade, pois o preparo não permite correr o espaço que precisa preencher. Isso é preocupante.

O ataque, um setor que gosto muito com Rigoni e Calleri, além do Luciano, está municiado de boas peças. Existe a chance destes 3 jogarem juntos e o meio ter outros 3 marcando mais e saindo para apoio, além dos dois laterais que sabem jogar na frente. Talvez falte mesmo um jogador de lado, o elenco não tem e o RC pediu.

Publicidade

Por fim o goleiro, que também subiu de produção com o mestre RC por perto. Volpi não é de seleção como manda a tradição tricolor, mas é bom goleiro. O que precisa é ter uma sombra de qualidade, coisa inexistente hoje.

Precisamos também falar dos caras que vieram e não vingaram e dos caras que aqui já estavam e nada rendem. O Victor Bueno, Rojas, Galeano e Pablo são jogadores que deveriam respirar outros ares. O Willian e o Eder não deveriam ficar para a próxima temporada, pois ganham bem e não jogam para o que ganham. Volto ao assunto Benitez e na minha ignorância de futebol penso que o cara deveria sair também. Eu acho que o clube consegue encontrar opção a ele com mais preparo físico e sem tantos problemas com lesão. Uma pena, pois sabe jogar, mas ganhar bem e não jogar não adianta. Ele toparia um contrato de produtividade? Não precisa considerar apenas os jogos que entra em campo, pode considerar apenas os jogos que o treinador o coloca na lista de convocados para cada partida. Se não topar que volte para o Vasco, pois coisa melhor não vai arrumar.

Um assunto complicado em minha cabeça é escolher jogar com 2 ou com 3 zagueiros. O último homem de meio de campo no sistema com 3 zagueiros corre muito e deve armar o time, também apoiando o ataque, como fazia o Danilo, para citar um exemplo. O elenco hoje não tem este cara. Como sempre tenho ouvido dos especialistas, neste ano foi apenas o início do atual trabalho que busca melhorar o clube em todos os pontos. O elenco é um assunto que deve e está sendo tratado com carinho, mas sem dinheiro a montagem é mais lenta. Imagino saídas e chegadas na próxima janela para um degrau acima ser alcançado, afinal de contas a minha lista tem 7 saídas obrigatórias e parece que o SPFC também tem uma lista como esta.

Salve o tricolor paulista, o clube da fé.

Carlito Sampaio Góes