Além das 4 linhas – Vai melhorar

293

Estamos ainda no que podemos e devemos chamar de pré-temporada brasileira. O início dos estaduais é sempre complicado e dedicado ao crescimento dos times nos quesitos técnicos, físicos e de entrosamento. O time do SPFC ainda não está todo ele a disposição e em forma para podermos julgar. Na realidade só na segunda fase os times jogam um bom futebol. O melhor a fazer é aguardar e somente observar o trabalho e o crescimento a cada jogo.

Eu discordo de quem critica o ano de 2021 do SPFC. Foi o ano de uma nova gestão que encontrou o clube em pedaços e mesmo assim venceu um campeonato sobre o atual bi- campeão da libertadores. É pouco? Eu não acho. No Brasileiro e demais taças do ano o time já estava com o fio virado no avesso. O planejamento foi este e não se iludam com falsos comentários. Nem o famoso centro de recuperação de atletas estava em dia e agora uma comissão de gente que sabe do assunto trata da atualização daquilo que foi a marca do CT.

Bom sempre dizer que o elenco era limitado em opções ao treinador em 2021, como ainda é, mas era pior, já que os caras entravam em campo e não rendiam nada, casos de Pablo, Victor, Eder, Willian, Orejuela e tantos outros. Não fosse a molecada de Cotia o time nem o paulista teria vencido. Igor Gomes e Sara fizeram dupla muito boa no estadual. Igor Vinícius substituiu Daniel muito bem. Pelé foi a revelação da zaga. Luan o nome da final. Todos muito jovens. Simplesmente não havia no estadual opção para o ataque como agora tem, casos de Calleri, Alisson e Patrick, assim como o Nikão. O treinador só podia escalar os mesmos de sempre, pois os outros não davam conta. E se Luciano não jogasse a final do estadual? Hoje tem Calleri. Aliás, Luciano é um que nosso CT tem que deixar em forma, pois o cara faz a diferença no tricolor e anda tendo muita contusão.

Publicidade

Eu julgo o SPFC de 2021 pelo paulista, depois foi só contusão em cima de contusão. Ainda faltam peças para o elenco? Eu cito pelo menos um zagueiro, um primeiro volante e um jogador veloz para o ataque, tipo um ponta. Ainda é muita coisa que falta, mas já há clara e notória evolução do elenco em meio a maior crise financeira do clube desde que o Morumbi foi concluído. Eu não tenho procuração para defender a atual gestão, apenas gosto do que vejo quando comparo com o antes. O clube ainda não pode adquirir os direitos de nenhum jogador, só pode trazer caras livres no mercado e mesmo assim sem concorrer com Flamengo, Palmeiras e Atlético mineiro, que pagam salários que nosso tricolor ainda nem sonha em pagar. Trata-se de outro mundo. Mas melhorou e vai, aos poucos, melhorar mais.

Sem ilusão de grandes conquistas, eu inicio o ano como torcedor consciente torcendo por um time competitivo que possa fazer boa figura no paulista e na copa sul-americana. Nos demais eu nem fico sonhando. No BR imagino briga pelo G5. Copa do Brasil, salvo coisas do imprevisível futebol clube, imagino que será dos clubes ricos, assim como a Libertadores que o SPFC nem disputará.

Como o clube ainda vai atrás de reforços para estas posições que citei acima, a campanha no BR pode ser razoável e uma briga pelo quarto lugar acontecer, nada mais do que isso se o nosso amigo imponderável não agir. Mas passarei o ano sem exigir muito, apenas indo ao Morumbi torcendo para vê-lo sempre com muita gente para o clube arrumar dinheiro para se equilibrar e mais para a frente poder chegar ao nível dos Top 3. Mas este mais para a frente não é 2023, infelizmente, pode ser 2024 ou mesmo 2025.

Salve o tricolor paulista, o clube da fé no trabalho.

Carlito Sampaio Góes