Além das 4 linhas – Ansiedade

234

Faltam só dois dias, mas parece que o relógio está parado. São alguns anos escrevendo esta reflexão semanal aqui no SPNet torcendo para ver o SPFC ser reestruturado e refeito das barbaridades que vi acontecerem neste tempo.

Vejo um clube querendo sair do buraco enfrentando inúmeros desafios nos últimos meses. Felizmente estas coisas ficaram ou estão ficando para trás e hoje o momento é aquele gostoso de viver, ou seja, torcer por uma vitória em uma grande final. Tenho 59 anos e estava lá no Morumbi na campanha vitoriosa do BR77, quando o gol inesquecível da minha vida em estádio aconteceu, com Chicão batendo uma falta sobre e barreira e Serginho fuzilando Manga em seu gol. Este time tinha o melhor ponta esquerda que jamais vi, Zé Sérgio.

Deste campeonato até hoje fui a praticamente todas as grandes conquistas deste clube maravilhoso. Aquele Bi paulista de 1980/81 foi bem legal. O Paulista de 1985 e o BR86 foram demais, era um super time. Os anos de ouro 91/92/93/94 é aquele período único que só o tricolor tem, assim como 2005/06/07/08 uma coisa inacreditável. Eu estava lá em todas estas conquistas espetaculares.

Publicidade

Agora vem um jogo especial por ter um significado enorme, um jogo que pode marcar a volta do tricolor ao lugar que sempre deveria ter sido dele. Mas sempre digo, as boas fases do SPFC sempre foram melhores do que as dos adversários brasileiros, assim como as fases ruins sempre foram também melhores do que as fases ruins do outros. O clube sempre teve uma boa administração.

Muito bom estar numa final e ver que o time, apesar dos desfalques, está bem. Arboleda, Luan, Gabriel e Nikão são jogadores importantes, mas RC deu um padrão de jogo e conseguiu bons substitutos a estes 4 praticamente titulares. Mas o time está bem, joga um bom futebol e tem muita raça, coisa fundamental. Estou confiante no que vejo do time, acredito que fará boa partida. Há reservas no banco para o treinador poder sacar os cansados ou alterar na partida, como Igor Vinícius, Gomes, Talles, Wellington, Ferraresi, Galoppo, Eder e Bustos. Foi importante Bustos e Eder fazerem seus gols recentemente. Ao contrário de muitos, admiro muito nossos garotos do CFA Cotia, que sempre honraram o manto, além de serem muito importantes para as finanças do clube depois de deixarem glórias. Esta garotada de hoje é muito responsável pelo paulista de 2021 e muito por esta final de Sula, afinal, nas primeiras fases foram os garotos que carregaram o piano. O time chegou por méritos, e isso é o mais bonito.

Eu vejo claramente a importância de cada jogador neste bom momento que vive o SPFC, assim como do RC, do Muricy, diretoria etc. Nosso clube, o mais querido, aquele que lutou muito em seu início, lutou muito para construir em 18 anos seu estádio e hoje luta muito para se reinventar está de novo dando orgulho. Dou valor a isso, a história do clube, pois nada veio de graça, tudo veio graças ao trabalho árduo de muitos, como deve ser a vida. Ser são paulino é reconhecer o valor que tem o trabalho honesto. Você conhece alguma taça conquistada na base da ajuda de terceiros? Aqui isso não existe, aqui é São Paulo, lugar de trabalho!

Salve o tricolor paulista, o clube da fé.

Carlito Sampaio Góes