Além das 4 linhas – Fechado com Ceni

371

Um clube quebrado não poderia pagar os salários de um treinador com mais capacidade e rodagem do que nosso velho conhecido Rogério. Eu, se pudesse ter escolhido quando Crespo saiu, teria contratado o Marcelo Gallardo do River Plate, mas este é muito caro, recebe mais do que o dobro do que o nosso ex-goleiro artilheiro. Deixa para um segundo momento.

Mas a grande questão talvez seja o que tenha acontecido para Crespo cair, isso sim talvez seja a resposta ideal para o momento. Eu soube que o argentino perdeu o vestiário e em seguida perdeu o emprego. Aqui no Brasil é assim, treinador vai embora na velocidade do pensamento. Eu discordo totalmente disso, vejo o sucesso no futebol se aproximando da maneira que se alcança o sucesso nas empresas, com mais razão do que emoção, deixando os trabalhos amadurecerem, desde que o treinador mereça. Mas contratar quem não merece não é coisa certa. Mas imagina a situação do Crespo, e de qualquer outro que viesse ao SPFC, lidando com jogador sem receber salários? Bem diferente com Muricy e RC, por isso os dois são importantes.

Mas, gente, para o momento atual do clube, que deve aos atletas, deve a ex-atletas, deve a empresários, deve ao governo, deve a banco, tem estrutura sucateada na preparação e recuperação de atletas, tem fila longa na busca por uma boa taça, tem elenco com capacidade técnica reduzida, tem muita pressão para sair desta situação e tem muita incompreensão de sua própria torcida, quem mais do que Rogério e Muricy poderiam estar no comando do futebol e segurar o rojão?

Publicidade

Eu sei que torcedor é um ser que não pensa, só sente, e por isso fala e faz besteira a torto e a direito, mas tem hora que o povo exagera na dose de tudo, Z-Zuis!!! Vocês acham mesmo que Igor Gomes, Nestor, Sara, Pablo Maia, Diego e outros jogam ou jogaram no time do RC por livre escolha dele? Vocês acham mesmo que o cara nada entende de futebol e fica escalando os moleques por que quer? Ceni os acha craques? Tem opção no elenco? Gente do céu, tudo isso é um projeto que visa única e exclusivamente vender os moleques e salvar o clube, só isso!!! Esta é apenas mais uma boa razão para a permanência destes dois enormes personagens no comando. Só eles podem fazer o que fazem e ainda bater recorde de bilheteria e público na história do clube, o que acontece neste ano. Eu li bilheteria? Isso, bilheteria trás dinheiro que é a ferramenta exclusiva para tirar o tricolor do atoleiro. Isso tem nome, chama-se administração de empresa e faz parte de um planejamento de gente que sabe pensar.

Tem horas que, ao invés de rir, eu fico momentaneamente bravo com quem pede a saída do nosso treinador. Fico me perguntando se conhece futebol e as boas práticas administrativas. Outro dia li um post no face ou insta pedindo a cabeça do RC e a contratação do Lisca Doido. Pode isso? O tal Doido, aliás, os dois, deveriam estar sem emprego, não é possível. Bom, o doido mais conhecido perdeu emprego no Santos e foi para clube pequeno, o seu lugar, com todo o respeito. O cara que escreve pedindo Lisca é torcedor e nada entende de futebol. Um cara desse não acompanha a boa imprensa de futebol, nunca leu livros de futebol e provavelmente não conhece a história do SPFC. Tá certo, talvez este cara seja jovem, não teve tempo de ver realmente o clube que é este gigante do Morumbi. Mas existem bons livros que podem ser lidos, existem bons jornalistas que podem ser ouvidos e existem caminhos para o aprendizado da história do clube, do futebol e de administração. O SPFC sempre foi diferente, não o julguem pelo que acontece agora. Ser diferente não é só ganhar mais do que os outros, isso é consequencia, ser diferente é ter uma outra postura.

Nós não podemos transformar o clube numa pocilga e passar a dar ouvidos a parte da torcida que não consegue minimamente entender o que se faz hoje no clube para o deixar novamente na velha forma. Temos a melhor diretoria do mundo? Eu tenho certeza que não. Mas mandar embora treinador sério, que conhece o futebol, trabalhador, que aceita a realidade, que traz resultados dentro e fora de campo, honesto, com boa carreira e com vontade de tirar o clube do buraco, isso seria coisa de estagiário de empresa ruim. O clube tem o que o cofre pode pagar, este é o exemplo positivo que este clube maravilhoso sempre deu e pode estar voltando a dar. Com dívidas não se faz festa!

Salve o tricolor paulista, o clube da fé.

Carlito Sampaio Góes