Além das 4 linhas – Quase completo

370

Segundo a imprensa, o plantel tricolor está quase completo. A diretoria conseguiu atender muitas das pedidas do nosso treinador por contratações. Finalmente vieram jogadores de velocidade para os 3 setores do campo. Isso vai ajudar demais, pois o futebol hoje é assim, muita velocidade para atacar e muita velocidade para se recompor e se defender, talvez o maior problema do time tricolor.

Eu gosto do futebol do Patrick, mas entrar em rota de colisão exagerada com o chefe não acaba bem, como de fato não acabou. Também gostava do futebol do Nikão no Athlético, mas no tricolor o cara não rendeu e viveu no DM. Dizem que a questão foi familiar. Aí não tem jeito, a solução é mudar de ares mesmo. Gosto do Igor Gomes, mas a torcida não. Sem contar com o apoio da torcida um jogador não consegue render. Uma pena. O Miranda já estava em idade avançada para jogar no sistema que joga o time. O Eder também. Bustos não conseguiu render. Reinaldo já tinha passado do ponto. Colorado não rendeu. Leo tem sérias limitações.

Eu discordo quando dizem que o SPFC exagerou na dose das trocas no elenco. Ninguém estava mostrando desempenho e muitos tinham alto salário. Os jogadores que chegaram são bem avaliados, vamos ver as adaptações. Mas não vejo perigo de serem piores do que os que saíram do ponto de vista da performance. O SPFC não contratou nenhum juvenil, vieram caras com certa rodagem e muito bem avaliados por quem os conhece. Rato é da seleção do Cartola, um jogador que foi muito bem em 2022. Mendez jogador acima da média. Pedrinho e Marcos garotos de muito potencial. Alan Franco chega com moral pela boa carreira. RC insiste em mais um atacante, já que o elenco não tem reserva para o Calleri. Quanto a Liziero, prefiro ver o tempo passar, mas chegou treinando forte. O Orejuela, assim como Liziero, tem potencial, mas acho que este sairá. O goleiro Rafael chega por pedido do treinador, mas um cara que nunca foi titular em lugar algum desperta desconfiança. Tem gente da mídia especializada apostando que ele será o titular. O goleiro deste time ainda é uma dúvida enorme.

Publicidade

Enfim o treinador terá uma zaga rápida, um volante rápido, meia veloz e atacantes de lado. Eu insisto, como mero torcedor, que o elenco tem poucos meias de criação e poucos meias atacantes. Mas sou apenas um torcedor que gosta de escrever testos para dividir opinião. Vamos aguardar o time começar a jogar e pegar entrosamento, o que vai demorar um pouco, talvez algumas partidas. O que vejo no elenco é que Galoppo e Nestor, por exemplo, não são meias de criação por origem, penso que “podem” fazer esta função. Para serem meias atacantes, não possuem velocidade. Agora, dentro do poder financeiro do clube, fizeram o possível.

Gostei muito da decisão da diretoria em exigir renovação de contrato dentro das regras da FIFA por parte dos jovens de Cotia antes que estes participem do time profissional. O SPFC estava servindo de vitrine para gente sem boas intenções.

Finalizando, vejo o ano de 2023 como um provável divisor de águas no SPFC por muitos fatores, a começar pelo financeiro, que já trouxe como consequência da primeira melhora a reestruturação do CT por exemplo. Vejo também que, ao melhorar o cofre em 23, o clube terá ainda mais chance de contratações para 2024, onde aí sim, podem vir notícias de melhores atletas para ir completando o trabalho iniciado no plantel. Até troca de treinador acredito que possa ocorrer, caso RC não faça o time jogar bom futebol, e fora de campo ele não consiga administrar o elenco.

O ano promete!

Salve o tricolor paulista, o clube da fé.

Carlito Sampaio Góes