A copa do Brasil está especialmente boa para o SPFC, pois nela o clube desclassificou os dois maiores rivais do estado em sequência. Após o jogo de ontem o treinador são paulino fez uma declaração que ficou em minha cabeça: “Nem os atletas acreditavam”. Ele disse que quando chegou falou ao elenco que o SPFC podia ganhar coisas importantes e todos ficaram sem ter o que falar, alguns até riram de forma disfarçada.
Já faz uns dias que venho pensando, até escrevi uma reflexão aqui, quanta diferença faz ter um bom treinador e líder num elenco! Dorival mudou o ambiente e junto o futebol e os resultados. O cara, além de bom treinador, entendedor de futebol, é bom gestor de pessoas. Com as mesmas peças fez o time crescer, alterando posicionamento e motivando. Bingo! Eis o novo SPFC!
Faltava a cereja do bolo, a peça que faz tudo mais bonito. O Lucas, um jogador diferenciado deu este toque que faltava. Mas ainda é cedo para vermos tudo o que ainda vai melhorar o time com Lucas, pois ainda falta aprimorar a parte física e o entrosamento com os demais. No jogo de ontem, quando o Dorival começou a fazer as alterações, pensei: Imagina o banco com David, Luciano, Erison, Galoppo, Caio e James mais em forma?
Voltando ao treinador, vejo todos os jogadores rendendo mais do que rendiam antes, a começar pelo Rafinha, que virou um outro jogador, ou melhor, voltou a ser Rafinha. Gabriel Neves era reserva e virou peça-chave. E a “descoberta” do Alisson como segundo volante? Comentei com meu irmão Júnior nesta semana que o momento atual me remete a mestre Telê, com quem até Ronaldão ficou um bom jogador. Este é o papel de um líder.
Com o time dentro de campo crescendo, e ainda tendo muito a melhorar, fora de campo o papel não menos importante tem sido da torcida, que realmente conduz o time para as vitórias. Na partida de ontem o conjunto de tudo foi um show, desde a abertura, uma coisa jamais vista no Morumbi, a presença enorme da torcida, Lucas comandando o time, sendo o diferencial que todo bom time precisa, e o resultado, uma coisa para mudar de vez o tricolor paulista.
Agora é oficial: O SPFC voltou a ser SPFC!!!
Salve o tricolor paulista, o clube da fé.
Carlito Sampaio Góes