Finalmente sabemos o caminho para a final da libertadores 2025 e o tricolor tem adversários que pode superar até a semifinal se estiver bem.
O primeiro é o Atlético Nacional, um time forte fisicamente e rápido no ataque, mas não teve uma campanha de destaque na primeira fase, onde não pontuou fora de casa contra Internacional, Bahia e Nacional do Uruguai. Vejo o SPFC com condições de passar. Depois do Atlético deve vir o Botafogo e a oportunidade de devolver a desclassificação de 2024, quando eles tinham um time superior ao atual. Também vejo o tricolor com chance de passar pelo Botafogo e chegar na semifinal, o que já seria fantástico.
A semifinal é ainda uma incógnita, já que os porquinhos terão o tradicional River Plate pela frente nas quartas de finais. Os dois devem passar pelas oitavas. O River tem um grande e experiente treinador, coisa que vale muito no futebol atual, onde tática, físico e técnica se equivalem. Foi-se o tempo em que o lado técnico era o principal fator.
Nosso tricolor precisa recuperar seus atletas e para isso tem pouco mais de 60 dias, já que a próxima fase começará na semana de 12 de agosto. Minha opinião é que o SPFC tem força se todos os titulares estiverem bem física e tecnicamente. Ferraresi, Arboleda e Allan fazem uma boa primeira linha. Cédric, Alisson, Marcos Antônio, Oscar e Enzo fazem a linha de meio. Lucas e André formam a linha de frente. Ferreirinha, Ferreirão, Luciano e Pablo Maia são os caras que entrariam em toda partida em minha opinião.
O meu medo é o treinador Zubeldía cair na tentação e escalar o time no 4.2.4, que seria basicamente tirar Ferraresi e colocar o Ferreirão. A força defensiva cairia muito para enfrentar um time forte fisicamente. Zubeldia gosta do esquema 4.2.4 mas isso me mete medo pela fragilidade. Minha curiosidade é esta neste momento.
Ainda não sabemos se acontecerão contratações e dispensas nesta janela que tem início agora. Como já escrevi recentemente, a camisa 9 está sem opção experiente a André. A volância tem pouca gente disponível, já que Bobadilla ainda será julgado e não sabemos o que vai acontecer com Luiz Gustavo. Luan não vem atuando e acho difícil Zubeldia ousar nesta hora crucial. Na verdade Luan não tem muito do que gosta nosso treinador, como velocidade e mobilidade atrás e na frente.
Como também já escrevi anteriormente, sonho com um atacante de nome e um meio campista também de grandeza, mesmo sabendo das limitações orçamentárias. Penso que o segundo semestre promete fortes emoções na Libertadores e no BR25, onde o time está sem foco de forma muito perigosa. Pelas dificuldades do primeiro semestre vejo que reforçar é preciso, já que o segundo semestre é bem mais difícil do que o primeiro, este é o ponto chave.
Salve o tricolor Paulista, a futura empresa da fé.
Carlito Sampaio Góes