Além das 4 linhas – Novo time?

236

Com a chegada do treinador Crespo, a possibilidade de um novo time com um novo esquema é grande.

Numa pesquisa encontrei que Crespo usava mais o 4.2.3.1 no mundo árabe, ou seja, ele levaria Cédric para a lateral, usaria os dois volantes que conhecemos e três na linha média como Dorival usava e Zubeldía raramente.  No SPFC Crespo usou sempre três zagueiros.  Também usou o 4.3.3 na Arábia.

Eu sempre critiquei o Zúbis por usar 4 atacantes, coisa que sempre deixou a defesa muito exposta para o adversário. Inclusive, penso que Lucas e Oscar já não possuem as mesmas condições físicas para correr atrás de lateral e marcar muito. Penso que, com meus pequenos conhecimentos sobre futebol, a dupla deveria ter menos obrigação de marcar e mais obrigação e liberdade para criar.

Publicidade

É por esta razão que sempre defendo o 3.5.2 para o elenco atual. Oscar seria o último do meio de campo e Lucas formaria a dupla de ataque com outro atleta a escolher. Sempre gostei da formação com 3 na zaga por ela permitir liberdade aos alas, coisa importante num campo que ficou pequeno após as alterações realizadas pela FIFA. O elenco atual tem os alas para isso. Tem também bons volantes que sabem sair para o jogo. Tem um meia que poderia armar e chegar na frente. Lucas tem a velocidade de um segundo atacante e joga muito bem quando avançado perto do gol adversário.

Falando dos alas, o Wendell chegou depois que os atletas tricolores terminaram a pré-temporada, ou seja, fará isso agora no meio do ano e poderá ter melhor desempenho no segundo semestre. O Cédric sabe fazer o meio e a frente, jogava com Zúbis na segunda linha, ou seja, não é um super ala mas da conta do recado. Com Muricy vários atuaram por ali e foram bem, inclusive Jorge Wagner e Richarlyson.

Com base neste raciocínio fiquei pensando nos reforços desta janela, assim como nas dispensas. Falam de atacante pelos lados. Mas se o esquema for 3.5.2 , precisa? Se o esquema for 4.2.3.1 talvez precise de gente para a linha de 3 que é um atleta mais meia atacante do que propriamente um atacante, como faziam Rato e Nestor neste esquema com Dorival. Atacante de lado o elenco tem Lucas, Lucca, Ferreirão e Ferreirinha como principais. Infelizmente no desmanche do início deste ano os meias foram todos embora, são os casos de Nestor, Rato e Michel Araújo principalmente. Penso que precise de gente para usar este esquema com linha de 3 na meia

Cada esquema é adotado em função das características dos jogadores e assim, se um volante de boa qualidade chegar, o treinador poderia usar o 4.3.1.2 que tanto Ancelotti usou no Real. Gosto deste esquema, mas os volantes que jogam pelos lados precisam subir e ajudar o meia que joga centralizado na frente deles. Hoje o Alisson sabe fazer isso, mas o Marcos Antônio tem menos qualidade para subir, assim como Bobadilla. Estou muito curioso para conhecer a formação, pois, como já escrevi muitas vezes, não via futuro com o esquema do Zubeldía desde o primeiro dia.

A razão para não ter visto futuro com Zubeldia no comando tendo o SPFC o elenco que tem foi dito pelo Filipi Luiz treinador atual do Flamengo: ”Bons ataques ganham jogos e boas defesas ganham campeonatos”.

Salve o tricolor paulista, a futura empresa da fé.

Carlito Sampaio Góes