Raio X antes da estreia

739

Amanhã começa pra valer a temporada 2019 do São Paulo FC, os maus resultados na Flórida Cup, só serviram para aumentar a pressão sobre o jovem técnico Jardine.

Na estreia do Paulistão, o SPFC começa sem o seu principal reforço, o jogador Hernanes. A documentação do jogador não chegou da China no tempo hábil e com isso, o meio campista Nene inicia a temporada como titular.

Diante do Mirassol, apenas o goleiro Volpi irá estrear como titular Jardine promete uma equipe que irá propor o jogo. Eu tenho as minhas resalvas se ele irá conseguir…

Resolvi avaliar cada posição e conto com os seus comentários…

Publicidade

Volpi e Jean

Volpi começa como titular, nos EUA foi o que mais levou gols, embora não tinha muito que fazer, é cedo para avaliar o goleiro que era ídolo no México; mas goleiro de time grande precisa fazer milagres em campo e é isso que a torcida espera dele. Jean vai lutar pela vaga, o problema dele é o temperamento dentro de campo, aquela expulsão e o chilique que o goleiro teve contra o Bahia na rodada do BR, fizeram a diretoria ir atrás do Volpi.

Bruno Peres e Igor…

Sem dúvidas essa é a posição que gera a maior insegurança para a torcida. Bruno Peres começa como titular, mas terminou muito mal o ano de 2018 e começou igual essa temporada, o jogador não cruza bem, é fraco na marcação e parece estar jogando com uma calça jeans molhada. Já o Igor, confesso que sei pouco sobre o atleta, na Fórida Cup, estava meio afobado, porém se mostrou ser muito rápido.

Arboleda, Anderson, Bruno Alves e Kal

Ponto forte do time de 2019 e considerado o setor mais tranquilo do time, tem no equatoriano Arboleda a única certeza. O zagueiro é respeitado pela torcida e parece gozar de prestígio com a comissão técnica e elenco. Jardine escolheu Anderson Martins para iniciar ao seu lado, eu prefiro o Bruno Alves e acho que essa será a luta principal pela titularidade. Lucas Kal será a quarta opção, embora deva jogar.

Reinaldo e Léo

Reinaldo é hoje um dos líderes do elenco teve boas atuações no primeiro semestre (como todos), mas caiu muito de produção e anda reclamando demais durante o jogo. Se não abrir os olhos, será reserva do garoto Léo, que chegou causando uma excelente impressão, pois parece ser rápido e soube cruzar. Mas é pouco tempo para avaliar.

Lizieiro, Hudson, Jucilei, Farias, Nene e Hernanes…

O meio campo só tem uma certeza, Hernanes! Único titular absoluto de um setor cheio de opções. Jucilei é o meu titular, pois é o primeiro volante e deve auxiliar na proteção da zaga, ao seu lado, escolheria o Lizieiro, pois tem mais técnica e chuta melhor que o Hudson. William Farias é o reserva do Jucilei, gostei do seu estilo sério dentro de campo, não perde viagem, se não der para desarmar, faz a falta em um setor morto, onde a chance de levar gol e mínima.

Baseio-me no esquema 4-2-1-3, que foi utilizado nos EUA. Nene disputa vaga direta com o Profeta, para ambos jogarem juntos, só em um esquema diferente a meu ver.

Helinho, Rojas e Biro-Biro…

Com a contusão do Rojas, essa é a sequência a meu ver. Helinho é o titular e aposta da diretoria em fazer caixa (não tenho dúvidas sobre isso). Se quiser receber um bom valor nele, deve vender o jovem em junho de 2020, mas não irei me espantar se ele for vendido agora em 2019. Rojas tem um grande desafio, voltar em grande nível, acho que vai demorar um pouco para ter a confiança de volta, mas quando recupera-la será uma ótima opção. Biro-Biro ainda não tem dada para estrear, estava muito tempo na China, é uma aposta e espero que renda bem.

Pablo, Diego, Carneiro e Toró…

Os dois primeiros começam a frente, cada um sendo titular em uma competição ou dependendo do adversário. Podem sim jogar juntos, mas para isso um teria que mudar a função, ou em algum caso esporádico durante a partida. Eu acho que a diretoria acerta em manter o Carneiro, pois agora que ele está fazendo um pré-temporada com o elenco, com o Carlinhos Neves na preparação física, acredito que o uruguaio poderá ser uma agradável surpresa; o jovem e promissor Toró é outra cria de Cotia e mais um queridinho da torcida. Tem talento, mas irei com calma, pois existem vários fatores que podem atrapalhar o jovem.

Pablo ao lado de Hernanes,são os principais reforços do SPFC na temporada

Everton, Everton Felipe, Brenner e Antony..

Everton foi a melhor contratação de 2018, jogador veloz, de grupo, dedicado e focado; mas sofre com as contusões, espero que com uma boa pré-temporada e com o Carlinhos Neves, as contusões fiquem para trás. Já o outro Everton (o Felipe), não foi bem em 2018, mas no primeiro jogo desse ano foi bem. Adaptado ao estado e ao clube, o jogador pode ser muito útil para a temporada. Já o Antony é hoje a terceira opção, mas se jogar como na Copa São Paulo vai dar dor de cabeça para o treinador.

Deixei o Brenner por último, pois esse é o ano que o garoto tem para dizer ao que venho. Eu acho que ele pulou etapas e isso o esta atrapalhando ele no momento, mas ele não terá mais um ano de paciência.

Jardine…

Outra incerteza para a torcida é o Jardine. Ele foi muito bem no sub20, mas o profissional em time grande é outra pegada. Na minha opinião, não seria o treinador do time nesse ano, como auxiliar por mais uns dois ou três anos, estaria apto para o desafio. Espero estar errado, mas as criticas que ele sofreu na Flórida Cup, me fazem entender que estou certo.

E então amigos, concordam comigo? Boa semana para todos  e até a próxima sexta-feira!

Carlos Alves, 41 anos, jornalista, pai do Gabriel, dono site Descontos FC e pagodeiro/sambista.

Pitacos:

  1. Copa São Paulo: O Tricolor tem grandes chances de ir para a final, ano passado perdeu para o Flamengo. O SPFC de 2018 erá mais badalado, porém o de 2019 é mais operário.
  2. Embora no jogo contra o Cruzeiro, aquele pênalti com cavadinha… Meu Deus!
  3. www.descontosfc.com/saopaulo dê uma conferida no site, nos produtos do tricolor e não se esqueça do cupom SPNET.
  4. O meu palpite para o jogo contra o Mirassol, é vitória do São Paulo por 2×0, ou 3×1…
  5. Futebol Feminino: O SPFC devido à lei montou um time de qualidade e que promete lutar por títulos, a chegada da atacante Cristiane, muda o patamar da equipe!