Opinião Tricolor – Bem-vindos à era Ceni

577

Salve nação tricolor!

A expectativa pela apresentação do M1to Rogério, enfim, se concretizou.

Um novo tempo, certamente, virá no Morumbi.

Tempo de “busca por glória”, como Ceni intenta? Não dependerá só dele. O maior ídolo do São Paulo, o recordista das marcas inatingíveis, precisará contar com muito mais do que a sua maravilhosa história, para tornar-se novamente campeão.

Publicidade

Uma comissão técnica estrangeira, com conceitos de certificação UEFA, demonstra que o treinador são-paulino não veio pra brincar. Não tenham dúvidas, se tivesse tido o tempo necessário, seria Rogério a ter a exigência de graduação que o futebol dos grandes centros europeus determinam.

Ao ter o inglês Michal Beale ao lado, uma comissão mista está formada com conhecimentos nativos da cultura do futebol brasileiro, somada com novos métodos científicos, táticos e técnicos, que a modernidade implementou no mundo boleiro e que tanta falta ao nosso país. A barreira do idioma já está sendo combatida com horas diárias de lições de português. Para quem tem 9 livros publicados, ler e estudar deve ser um prazer.

Já o francês Charles Hembert será o interlocutor de Beale e tem à frente, um projeto de coordenador de futebol e do lado logístico da equipe. Hembert já tem experiência com a CBF, conhece um pouco dos meandros, encontros e desencontros da bola brazuca.

Quanto a Ceni, que pretende treinar equipe ofensivamente e com marcação pressão no campo adversário, a projeção é a melhor possível, no quesito determinação. Aí que entra a ajuda que ele precisará ter: sua implacável obstinação tem que receber reforços à altura do São Paulo. O tempo de contratações medíocres, sempre em maior quantidade do que as boas, que incharam o São Paulo nos tempos de JJ, Aidar e Leco, coincidentemente, sempre com GVO (que não mais está como executivo de futebol), precisa acabar.

Uma interface de base (geração muito vencedora nos últimos 2 anos) com atletas trazidos pontualmente e de nível, é fundamental. Bem como a “faxina” do elenco, daqueles que não honraram o SPFC, tanto em futebol, quanto em atitude.

Por fim, que o cenário eleitoral não faça nem situação, nem oposição, atrapalharem os caminhos do M1to.

Vale a pena relembrar tantas vezes quantas forem possíveis: Rogério Ceni é patrimônio do São Paulo e não ganho político de ninguém.

Boa sorte ao M1to!

São milhões, novamente, com ele.

Saudações Tricolores!

Carlos PortCarlos Port, idealizador do projeto Opinião Tricolor. Dois bacharelados na profissão de administrador, especialização em comunicação, neto e filho de são-paulinos, paulistano, patriota. No Twitter: @carlosport

ATENÇÃO: O conteúdo dessa coluna é de total responsabilidade de seu autor, sendo que as opiniões expressadas não representam necessariamente a posição da SPNet ou de sua equipe de colaboradores.