Sem rótulos – Libertadores

58

Libertadores – ansiedade tricolor – uma crônica sobre a ótica feminina

A ansiedade é uma condição psicológica caracterizada por sentimentos de preocupação, nervosismo e medo que podem ser intensos. Ela, bastante presente no mundo do esporte, afeta milhões de pessoas e as mulheres são particularmente mais vulneráveis a essa condição.

Por ser o esporte mais popular do mundo, o futebol atrai olhares, fascínio e paixão e também deixa as pessoas ansiosas. Com os torcedores do São Paulo não seria diferente; nossos jogos influenciam diretamente no humor e nos níveis de ansiedade de seus torcedores.

Ostentando uma média de público em torno de 46 mil pessoas, em 2024, o tricolor paulista alcança com facilidade a casa dos 60 mil torcedores quando falamos de partidas da Libertadores.

Publicidade

Dentro deste universo vibrante, destaca-se a presença crescente e significativa das torcedoras mulheres nas arquibancadas do Morumbis, trazendo um colorido especial e uma energia única, criando um ambiente ainda mais arrebatador e inclusivo, quebrando barreiras e transformando o cenário esportivo.

São também as mulheres que frequentemente enfrentam pressões sociais únicas que podem contribuir ainda mais para a ansiedade, especialmente pela necessidade de equilibrar múltiplos papéis, como o de profissional, mãe, esposa e cuidadora, o que pode gerar uma carga emocional significativa. Além disso, as expectativas sociais e culturais podem levar as mulheres a internalizarem o estresse, aumentando o risco de transparência dessa ansiedade.

Estou numa ansiedade, chega estar atacada mais do que o normal!” – relatou Uiara ao descrever sua expectativa para o jogo numa rede social.

Ainda assim, são inúmeros relatos de como, para elas, é gratificante viver esse sentimento quando se trata da paixão pelo Tricolor:

“A expectativa de vitória é palpável, com discussões fervorosas tanto no estádio, como nas redes sociais e grupos de WhatsApp. Nossas discussões são de extrema importância para extrairmos a sensação arrebatadora!” – nos confidenciou Bruna Lopreiato – administradora de um grupo de WhatsApp de torcedoras do São Paulo que se reuniram através do Threads.

São nesses grupos que elas encontram apoio e demonstram suas opiniões, debatem as táticas e escalações ideais para garantir uma vitória e celebrar o amor tricolor à competição.

Vendo o jogo de ontem (contra o Internacional), só pode ter sido uma estratégia pra esconder o jogo do Botafogo!! Hahaha!!” – disse Daniele Sousa; e completou: “Futebol de verdade eles estão guardando pra quarta!”

Interessante como seus relatos, fotos e vídeos capturam momentos emocionantes e inspiram novas gerações de fãs, conquistando espaço e reconhecimento na torcida. Uma ascensão que desafia estereótipos e preconceitos arraigados, se mostrando influenciadoras poderosas.

À medida que o futebol continua a evoluir, a presença e o impacto das torcedoras tricolores serão, sem dúvida, cada vez mais proeminentes, consolidando seu papel vital no mundo do esporte.

Conhecidas por sua lealdade e entusiasmo, as são paulinas seguem ansiosas pelo jogo de quarta-feira contra o Botafogo, momento crucial na busca pelo prestigiado título continental, e a energia e o apoio das suas torcedoras serão, sem dúvida, um diferencial significativo no caminho para a vitória.

Sensibilidade, emoção e muito amor pelo tricolor!

Ingrid Baptista Bona